quarta-feira, 23 de junho de 2010

GÁS DO URUCU É MAIS CARO QUE O GÁS DA BOLÍVIA


ISSO É UMA VERGONHA! CAÍMOS TODOS NO CONTO DO VIGÁRIO. É uma vergonha essa história de que o gás do Urucu, que vai abastecer Manaus, vai custar muito mais caro do que o gás da Bolívia, que percorre 2.378 quilômetros até chegar a São Paulo. Vejam como caímos no conto do vigário. Coari está a apenas 624 quilômetros de Manaus, mas, mesmo assim, o metro cúbico do gás vai ficar 65,2% mais caro do que o gás boliviano que abastece São Paulo. O que se não pode entender é que o Brasil paga pelo gás importado da Bolívia, enquanto o do Urucu é de graça, pois que é extraído do nosso subsolo.

A tal tarifa, estimada em R$1,80 pelo metro cúbico do gás foi anunciado pela Cigás, a empresa que ganhou de mão beijada, ou melhor, das mãos puras e incorruptíveis do então governador Amazonino , para distribuir e comercializar o gás no Estado.

Por anos os manauaras esperaram por esse bendito gás na esperança de se livrar do preço exorbitante dos derivados de petróleo, especialmente pelo que é cobrado pela gasolina, assim como ter uma energia elétrica mais barata na sua residência ou empresa. Tantos sonhos desmanchados em decepção. Para que então mudar a matriz energética do estado se o gás que aqui vai chegar, em nada vai nos libertar do preço da gasolina ou do diesel? É triste ver uma coisa dessas. É profundamente frustrante, verdadeira agressão ao bolso do povo que tanto esperou por esse momento, ou melhor, o de poder abastecer o seu carro com gás barato como o fazem os moradores do resto do país.

Quem está aguardando, que com a mudança do diesel pelo gás do Urucu a energia elétrica vai ficar mais barata, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Coisa nenhuma, vai continuar no mesmo ou até pior, conforme justifica o presidente da AFICAM, Cristovam Marques Pinto. Não consigo entender. Apesar de não ser nenhum gênio, mas apenas uma pessoa medianamente inteligente, mesmo assim custo a entender esse tipo de pilantragem com o apoio dos governantes. TRATA-SE DE VERGONHOSO ESTELIONATO POLÍTICO. O QUE OS DONOS DESSA EMPRESA E O GOVERNO AFIRMAVAM, É QUE O GÁS DO URUCU IRIA PROPORCIONAR UMA ENERGIA ELÉTRICA MAIS BARATA E QUE OS CARROS SERIAM ABASTECIDOS POR UM COMBUSTÍVEL INCOMPARAVELMENTE MAIS BARATO DO QUE O QUE PAGAMOS PELA GASOLINA E O DIESEL.

Tudo bem. Ainda dá para entender que essa empresa da Bahia, que misteriosamente ganhou o controle da Cigás, queira explorar o nosso povo. Mas o que não consigo entender é o silêncio da nossa bancada federal e dos nossos deputados estaduais que, até a presente data ainda não tomaram nenhuma atitude para impedir tal abuso. Parece que todo mundo comeu abiu e a boca ficou pregada. De olho neles, eleitores do Amazonas. Parlamentar é para falar, criticar e denunciar os que roubam ou pretendem roubar o povo e não para ficar calado.

A paz dos cemitérios não cai bem em nenhum parlamento, seja eles Câmara Municipal, Assembleia, Câmara ou Senado. Parlamento vem do italiano ‘parlar’, ou seja, lugar de falar. O que percebo nos nossos parlamentos é que, com honrosas exceções, a grande maioria não se preocupa com o povo, mas somente em agradar e bajular os governantes de plantão. Infelizmente é a verdade.

Discurso proferido pelo vereador Mário Frota, da Tribuna da Câmara Municipal de Manaus, em 21 de junho de 2010

MÁRIO FROTA COBRA COERÊNCIA E SERIEDADE DE TODOS OS VEREADORES DA CÂMARA


O vereador Mário Frota, líder do PDT na Câmara Municipal de Manaus, durante o pequeno expediente desta terça-feira, entregou ao presidente da Casa, Luiz Alberto Carijó, um relatório sobre a visita que fez na semana passada à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza (CE), segundo ele uma referência para todo o Nordeste brasileiro. Frota disse que enquanto os hospitais Santa Casa de Misericórdia de outras capitais funcionam como centros de referencia, o de Manaus está abandonada há seis anos.
Prosseguindo na tribuna, Mário Frota argüiu sua experiência parlamentar ao longo de muitos anos para chamar a atenção dos seus colegas vereadores para o desgaste de levar a campanha eleitoral para dentro da Câmara Municipal. "Temos que tratar aqui dos interesses do povo, como educação, saneamento e transporte coletivo e não trazer polêmicas partidárias para o plenário", orientou.
Baseado na experiência que tem como parlamentar, Frota aconselhou que os vereadores deixassem que essa disputa eleitoral fosse travada nos palanques eletrônicos (rádio e TV) e nas ruas, para não transformar a casa legislativa, que é um local austero, em palco de debates que não espelham o real interesse da população. "Isso é muito ruim para a imagem desta Casa", concluiu.

Fonte: João Dantas
Fotografia: Plutarco Botelho