ISSO É UMA VERGONHA! CAÍMOS TODOS NO CONTO DO VIGÁRIO. É uma vergonha essa história de que o gás do Urucu, que vai abastecer Manaus, vai custar muito mais caro do que o gás da Bolívia, que percorre 2.378 quilômetros até chegar a São Paulo. Vejam como caímos no conto do vigário. Coari está a apenas 624 quilômetros de Manaus, mas, mesmo assim, o metro cúbico do gás vai ficar 65,2% mais caro do que o gás boliviano que abastece São Paulo. O que se não pode entender é que o Brasil paga pelo gás importado da Bolívia, enquanto o do Urucu é de graça, pois que é extraído do nosso subsolo.
A tal tarifa, estimada em R$1,80 pelo metro cúbico do gás foi anunciado pela Cigás, a empresa que ganhou de mão beijada, ou melhor, das mãos puras e incorruptíveis do então governador Amazonino , para distribuir e comercializar o gás no Estado.
Por anos os manauaras esperaram por esse bendito gás na esperança de se livrar do preço exorbitante dos derivados de petróleo, especialmente pelo que é cobrado pela gasolina, assim como ter uma energia elétrica mais barata na sua residência ou empresa. Tantos sonhos desmanchados em decepção. Para que então mudar a matriz energética do estado se o gás que aqui vai chegar, em nada vai nos libertar do preço da gasolina ou do diesel? É triste ver uma coisa dessas. É profundamente frustrante, verdadeira agressão ao bolso do povo que tanto esperou por esse momento, ou melhor, o de poder abastecer o seu carro com gás barato como o fazem os moradores do resto do país.
Quem está aguardando, que com a mudança do diesel pelo gás do Urucu a energia elétrica vai ficar mais barata, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Coisa nenhuma, vai continuar no mesmo ou até pior, conforme justifica o presidente da AFICAM, Cristovam Marques Pinto. Não consigo entender. Apesar de não ser nenhum gênio, mas apenas uma pessoa medianamente inteligente, mesmo assim custo a entender esse tipo de pilantragem com o apoio dos governantes. TRATA-SE DE VERGONHOSO ESTELIONATO POLÍTICO. O QUE OS DONOS DESSA EMPRESA E O GOVERNO AFIRMAVAM, É QUE O GÁS DO URUCU IRIA PROPORCIONAR UMA ENERGIA ELÉTRICA MAIS BARATA E QUE OS CARROS SERIAM ABASTECIDOS POR UM COMBUSTÍVEL INCOMPARAVELMENTE MAIS BARATO DO QUE O QUE PAGAMOS PELA GASOLINA E O DIESEL.
Tudo bem. Ainda dá para entender que essa empresa da Bahia, que misteriosamente ganhou o controle da Cigás, queira explorar o nosso povo. Mas o que não consigo entender é o silêncio da nossa bancada federal e dos nossos deputados estaduais que, até a presente data ainda não tomaram nenhuma atitude para impedir tal abuso. Parece que todo mundo comeu abiu e a boca ficou pregada. De olho neles, eleitores do Amazonas. Parlamentar é para falar, criticar e denunciar os que roubam ou pretendem roubar o povo e não para ficar calado.
A paz dos cemitérios não cai bem em nenhum parlamento, seja eles Câmara Municipal, Assembleia, Câmara ou Senado. Parlamento vem do italiano ‘parlar’, ou seja, lugar de falar. O que percebo nos nossos parlamentos é que, com honrosas exceções, a grande maioria não se preocupa com o povo, mas somente em agradar e bajular os governantes de plantão. Infelizmente é a verdade.
Discurso proferido pelo vereador Mário Frota, da Tribuna da Câmara Municipal de Manaus, em 21 de junho de 2010
Eu comentei este assunto em meu twitter, e dei os parabens ao Sr pela denuncia, Dei seus créditos tb agora faltou só o seu twitter p/ deixar perfeito :D
ResponderExcluirse quiser ver, acesse http://twitter.com/arolim