sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

PRÉDIO DA SANTA CASA TRANSFORMADO EM ESCOMBROS PEDE MISERICÓRDIA: PROSTITUIÇÃO, DROGAS E ASSASSINATOS LEMBRA A CASA DO TERROR


Partes das instalações do hospital estão destelhadas, com suas estruturas comprometidas


Por: Roberto Pacheco – MTb 426
“Mais uma vez faço um apelo, do fundo do meu coração, ao governador José Melo, para que salve o que ainda resta das ruínas da Santa Casa... O que antes era uma fonte de referência para a saúde, hoje é uma ameaça, por isso faço um apelo, também, ao Secretário de Saúde do nosso Estado para mandar uma equipe fazer uma vistoria no prédio que está se transformando num grande criatório do mosquito da dengue”.
“O meu sentimento é de revolta”. Foi com essa frase que o vereador Mário Frota, líder do PSDB na Câmara de Vereadores, se manifestou por ocasião de uma visita que fez, na última quarta-feira (16), ao prédio histórico da Santa Casa de Misericórdia de Manaus, que se transformou em escombros, literalmente. Partes das instalações do hospital estão destelhadas, com suas estruturas comprometidas, sendo que algumas alas já ruíram e pode vir a desabar em sua totalidade, a qualquer momento.
O parlamentar lembra que já vem alertando as autoridades do Estado do Amazonas, há mais de seis anos, para a necessidade da revitalização da Santa Casa, mas até agora ninguém se manifestou. Devido às infiltrações e goteiras, ocasionadas por telhas quebradas que começaram a aparecer há dois anos, Mário Frota já vinha denunciando, por meio da imprensa, a possibilidade de desabamento de parte do prédio. “Mais uma vez faço um apelo, do fundo do meu coração, ao governador José Melo, para que salve o que ainda resta das ruínas da Santa Casa”, reivindica.
Atualmente o prédio da Santa Casa está cercado por um tapume metálico para evitar invasão de vândalos e uma equipe de guardas desarmados, de uma empresa terceirizada, contratada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas – SUSAM, faz a segurança do local. Quando o vereador Mário Frota chegou às instalações do prédio, juntamente com uma equipe de reportagem do jornal A Crítica, foi impedido pelos seguranças de entrar. A assessoria do vereador entrou em contato com o Secretário de Saúde, Pedro Elias que, minutos depois, acionou a empresa de segurança e o parlamentar foi autorizado a fazer uma visita de inspeção no prédio.
O interior do outrora vistoso prédio da Santa Casa está totalmente irreconhecível com portas, janelas e escadas de madeira totalmente deterioradas, paredes infiltradas e sem telhados. As instalações elétricas estão sem disjuntores, luminárias e fios que foram roubados. Depois de percorrer algumas alas do hospital, Mário Frota se deparou com oito moradores de rua - sendo uma mulher - que fazem das instalações da Santa Casa um local para prática sexo e consumo de bebidas alcoólicas e drogas. De acordo com um dos frequentadores do local, que não quis se identificar, já aconteceram vários homicídios nas dependências da Santa Casa. “Isso aqui está virando uma verdadeira casa do terror. Dia desses presenciei um cara matar o outro a facadas na minha frente por motivos de acerto de contas com traficantes”, denuncia.
De acordo com Mário Frota, a Santa Casa é uma parte da história do Amazonas. Quase todas as famílias que estão radicadas em Manaus, há mais de 20 anos, têm parentes que já precisaram dos serviços desse hospital. “O que antes era uma fonte de referência para a saúde, hoje é uma ameaça, por isso faço um apelo, também, ao Secretário de Saúde do nosso Estado para mandar uma equipe fazer uma vistoria no prédio que está se transformando num grande criatório do mosquito da dengue”, finaliza.
Por: Roberto Pacheco – MTb 426