sexta-feira, 6 de junho de 2014

FIFA VAI LEVAR 15 BILHÕES DE DÓLARES DO BRASIL


Por: vereador Mário Frota*
Recursos que deveriam ficar aqui, para serem investidos em construção de escolas, hospitais e na melhoria da segurança pública... Lula e Dilma são pessoas bacanas que ajudam países, a exemplo de Cuba e da Nicarágua a construir portos e hidrelétricas, com recursos generosos do erário, então por que também não dar uma mãozinha à pobrezinha da FIFA?
O povo brasileiro, apaixonado por futebol, não torce contra a Copa, um campeonato que ocorre de quatro em anos, em que equipes de muitos países do mundo, adeptos do esporte bretão, disputam uma taça, a Jules Rimet. A indignação dos brasileiros tem a ver com a exploração a que o governo do PT e a direção da FIFA subjugaram o Brasil, levando o País a gastar aproximadamente 30 bilhões de reais na construção de estádios (arenas), todas extremamente suntuosas, com algumas delas ainda não concluídas. O destino da maioria, infelizmente, fadada a elefantes brancos, a exemplo da edificada aqui no nosso Amazonas, estado onde o futebol está em franco declínio.
Dinheiro a rodo gasto em arenas faraônicas e na infraestrutura de aeroportos que, embora ainda não concluídos, foram demagogicamente inaugurados com a presença pomposa da presidente Dilma. Depois da festa inaugural, os aeroportos de Manaus, Brasília, Guarulhos e Galeão sofreram inundações, fatos que geraram grandes transtornos e enorme frustração aos usuários ora em trânsito nos respectivos aeroportos. A confusão foi generalizada, verdadeiro Deus nos acuda.
Em que outro País, onde a Copa foi realizada, que trapalhadas dessa natureza aconteceram? Bem, para dizer a da verdade, não lembro de nada parecido. Culpar a FIFA seria de nossa parte um ato de irresponsabilidade. Quem insistiu para que os jogos desta Copa fosse aqui foi o ex-presidente Lula da Silva. O então presidente prometeu mundos e fundos para que os jogos acontecessem em nosso País.  A FIFA que não entra com um único centavo nesses jogos, sejam eles em que país for, aceitou o convite. Os resultados estão aí, ou seja, já gastaram 30 bilhões de reais e, o resultado, pode ser medido pela inundação do aeroporto de Brasília, que ontem sofreu alagação por fortes chuvas que desabaram na área.
E quanto ao legado, cantado em prosa e verso que, segundo Lula e Dilma, a Copa iria nos deixar? Alguém pode informar onde se esconde esse tal legado? Legado bom, extremante legal, é o que vai caber à FIFA no final da festa. Segundo jornais do Sul, terminado o campeonato, o Brasil estará mais pobre, mas a FIFA mais rica, bombada, levando no bolso 15 bilhões de dólares. Aliás, na história dos jogos da Copa, o Brasil é o único País que isentou a FIFA do pagamento de impostos. Ruim para nós, mas para a FIFA, obviamente que é uma beleza, um negócio da China. Desse total ela nos leva aproximadamente 5 bilhões de reais, recursos que  deveriam ficar aqui,  para serem investidos em  construção de escolas, hospitais e na melhoria da  segurança pública. Como somos bem mais ricos do que os países que já sediaram a Copa, como os Estados Unidos da América, a Alemanha, o Japão e Inglaterra, por que cobrar impostos da FIFA?
Lula e Dilma são pessoas bacanas que ajudam países, a exemplo de Cuba e da Nicarágua a construir portos e hidrelétricas, com recursos generosos do erário, então por que também não dar uma mãozinha à pobrezinha da FIFA?

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.