terça-feira, 20 de abril de 2010

AMAZONINO: ESCLEROSE OU POÇO DE CINISMO?



Amazonino: Esclerose, ou poço de cinismo.
Há duas semanas o prefeito Amazonino afirmou, em alto e bom som, que os corujinhas não passavam de caça níqueis. Deu a entender que se tratava de uma malandragem da Prefeitura para arrancar dinheiro do bolso do povo. Pelo menos é o que todo mundo, medianamente inteligente, entendeu. O reizinho é um poço de cinismo ou está esclerosado.

Agora vem anunciar, pelos mesmos jornais, que a prefeitura vai instalar 72 corujinhas em lugares estratégicos da cidade. Trata-se de absoluta falta de pudor. Ontem tachou os 39 corujinhas já existentes de caça níqueis e, agora, na maior cara de pau, diz que daqui a 60 dias serão instalados 72, ou seja, quase o dobro. O negão é o cara. Um dia ele manda cacete nos corujinhas, tachando-os de caça níqueis; no outro, ele anuncia que vai contratar uma outra empresa, a Consiadei, que é de um amigo que o ajudou com dinheiro na campanha passada. Só que agora não serão mais 39 corujinhas caça níqueis, mas 72. Não tem nada melhor do que ser amigo do rei.

Tivesse ele um mínimo de seriedade não teria emplacado na IMTT o incrível Siqueirinha, um ex-juiz com cara de gnomo que só entende de trânsito porque aprendeu a dirigir carro. Pois bem, esse Siqueirinha embolsou nada menos de seis milhões de reais a título de uma desapropriação feita no passado pelo próprio Amazonino. Coisa de pai para filho. É o que se pode chamar de administração dos amigos e para os amigos. A escolha do secretariado não é feita pelo critério do mérito, mas recai nos que adulam, bajulam e beijam o pés do chefe.

Enquanto que só pela educação, ou seja, através de campanhas orientando o povo a respeitar a sinalização do trânsito, a dirigir preocupado em proteger a vidas dos seus semelhantes, é que vamos diminuir os acidentes de trânsito. Por que, ao invés de corujinhas, os governantes não investem em programas educativos sobre o trânsito nas TVs e pelas rádios? Falta espírito público nessa turma que só pensa em arrecadar para ter mais dinheiro para meter no bolso.

Combati, com todas as minhas forças, os militares que tomaram o poder em 1964. Combati e orgulho-me de ter, ao lado de milhares de brasileiros, que não se renderam á prepotência do autoritarismo das baionetas, participado da derrubada daquele infame regime de força. Agora, o que não entendo, é porque a ditadura mensalmente patrocinava amplas campanhas educativas pela televisão e pelas rádios, não apenas sobre trânsito, mas também relacionadas à higiene pessoal (a exemplo da campanha que envolvia o personagem Sugismundo), enquanto, depois, na fase democrática, os governantes simplesmente se omitiram, lavaram as mãos, não se preocupando com campanhas educativas.

É por isso que o prefeito Amazonino prefere encher a cidade de corujinhas, de preferência instalar um desses caça-níqueis em cada esquina, para ajudar o amigo que o apoiou com grana na eleição passada. Quem se atreve a falar em campanha educativa para o Negão ele bota para correr. Não perca o seu tempo.

Vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria