sexta-feira, 16 de abril de 2010

FORMANDO CONSCIÊNCIA PARA CIDADANIA


Mário Frota cobra responsabilidade do poder com a acessibilidade. Ao abrir nesta sexta-feira, 16, o "I Seminário de Acessibilidade Formando Consciência para a Cidadania", o presidente da Comissão de Direitos da Câmara Municipal, vereador Mário Frota (PDT, disse que "é preciso que haja responsabilidade da sociedade, em especial dos homens e mulheres que nós colocamos no poder" em relação aos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais.

O vereador lamentou que, "às vezes, os que estão no poder dão muito pouca importância às pessoas com deficiência" e lembrou o desrespeito aos direitos humanos como uma das raízes dos males sociais que afetam essas pessoas. Ele alertou para a necessidade de "se olhar para as pessoas portadores de deficiência com amor, com compaixão, porém nunca com preconceito".

Mário Frota lembrou que durante o período em que foi deputado estadual, sua grande preocupação foi criar a Comissão dos Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado, tarefa para a qual enfrentou muitas dificuldades. "A comissão foi criada na porrada. E a partir daquele momento começou-se a falar em direitos humanos no Amazonas. A comissão começou a convocar secretários e até o comandante da PM para prestar esclarecimentos sobre práticas contra os direitos humanos", recordou.

Como exemplo o vereador citou o caso de um adolescente que passou três anos na cadeia por uma suspeição de ter roubado um celular. "Eu nunca tinha visto uma coisa daquela natureza. Se aquele menino era bom, deve ter se transformado diante da violência sofrida na cadeia, porque um fato desses é uma violência sem igual para uma pessoa", disse.

Para Mário Frota, o momento hoje é outro, de uma nova consciência social sobre os direitos humanos "e essa consciência, que é mundial, está crescendo cada vez mais no seio da sociedade". O presidente da Comissão de Direitos Humanos elogiou a iniciativa da Escola do Legislativo e lembrou que o seminário deve ser "o momento inicial de uma grande jornada que ainda teremos pela frente".

Fonte: Isaias Oliveira
Fotografia: Heraldo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria