quarta-feira, 6 de abril de 2011

ÔNIBUS SUCATEADO COM BARRA DE DIREÇÃO QUEBRADA MATA QUATRO PESSOAS

Ônibus articulado, com a barra de direção quebrada, mata 4 e fere 15 pessoas...
...na Zona Leste, fato ocorrido nesta segunda-feira (4), à noite, no bairro Coroado.

AMAZONINO DEVE BAIXAR A BOLA, PASSAR ÓLEO DE PEROBA NA CARA E ASSUMIR A RESPONSABILIDADE PELO TRANSPORTE COLETIVO EM MANAUS. Mais uma tragédia envolvendo os ônibus velhos colocados à disposição do nosso povo pelas empresas concessionárias desse serviço público. Quatro pessoas morreram e umas 15 saíram feridas e foram hospitalizadas. Pela televisão, pude ver cenas terríveis. Entre pedaços de concreto oriundos das paredes das casas onde o ônibus bateu, misturado com ferro retorcido, pode-se ver grandes manchas de sangue.

As velhas ‘patas chocas’ (ônibus articulados), uma herança do Sistema Expresso de triste memória, implantado em Manaus pelo ex-prefeito Alfredo Nascimento, agora, velhos e carcomidos pelos tempos, pois que nenhum deles tem menos de 17 anos nas ruas de Manaus, agora começam a matar pessoas inocentes que, tudo o que desejam, quando entraram naquele monte de ferrugem, é chegar em casa, depois de um dia duro no trabalho.

Agora é hora de apurar quem são os culpados pela tragédia. A Transmanaus, a proprietária da sucata? A Prefeitura administrada pelo Amazonino? O motorista que dirigia o veículo? Em minha opinião, esse não tem nenhuma culpa, pois, tudo o que estava fazendo, era dirigir um ônibus velho, caindo aos pedaços, que teve a barra de direção quebrada, fato que provocou o trágico acidente.

Os verdadeiros responsáveis o povo os conhece muito bem. Os responsáveis são alguns ex-prefeitos e o atual, que permitiram que os ônibus que fazem o transporte coletivo de Manaus chegassem ao nível de sucateamento em que se encontram. Só para lembrar: no decorrer do ano passado e nos primeiros deste, entre 10 a 12 ônibus pegaram fogo, sendo que a maioria envolvendo as famigeradas ‘patas chocas’.

Do Alfredo até o Amazonino, todos são responsáveis pelo o que está acontecendo. Fui vice-prefeito do Serafim e, por ocasião da chegada dos 500 ônibus prometidos pela Transmanaus, o alertei que os veículos não eram novos, mas na sua esmagadora maioria encarroçados, ou apenas desamassados e pintados. Não fui ouvido. O tempo provou que estava com a razão. O resultado está aí e fala mais alto.

Quantas pessoas ainda sofrerão ferimentos e muitas vão morrer, até que a Prefeitura impeça que ônibus caindo aos pedaços continuem transportando o povo de Manaus? Para ajudar as empresas concessionárias de Manaus, o Serafim, mediante projeto de lei, aumentou de 8 para 10 anos a vida útil dos ônibus. O que espero agora, é que Amazonino, outro apaixonado pelos donos de ônibus, não amplie de 10 para 12 ou 15 anos o tempo dessas carroças nas ruas da cidade.

Depois de tudo isso, da tragédia que foi esse desastre matando três pessoas inocentes, sugiro que o Amazonino baixe a bola, passe óleo de peroba na cara, e recue dos R$ 2,80 sobre a tarifa da passagem que está impondo ao povo de Manaus. É como já disse da tribuna da Câmara: Isso não é aumento, é assalto. Mãos para o alto, e vá logo passando dinheiro!

Por: vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM

Fotos: http://www.emtempo.com.br

Um comentário:

  1. Fiquei revoltada com o fato. Alguém deve ser penalizado. Quando entramos em um ônibus velho, rezamos para que o trajeto se encerre sem sinistros. Infelizmente não é sempre assim. E pagamos uma tarifa absurda por esse sistema assassino. Essas pessoas pagaram com suas vidas, outras saíram machucadas, outras perderam casas e estabelecimentos comerciais. E a prefeitura, o que perde?

    ResponderExcluir

Fale conosco ou comente esta matéria