terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CIRCO DE HORROR EM SANTA MARIA



Texto: Vereador Mário Frota*



Será que os culpados desse crime vão ser julgados e presos? Espero que os senhores do Ministério Público do Rio Grande do Sul desçam o pau nesses criminosos, sem pena e piedade.

Foi preciso uma tragédia se abater sobre nossas cabeças para que centenas de boates fossem lacradas País afora, porque ‘o brasileiro só fecha a porta depois de roubado’ e isso faz parte da nossa cultura que, em parte, tem a ver a propina que embala o jeitinho brasileiro.
Construir uma casa de espetáculos com apenas uma porta, a de entrada - utilizando a título de revestimento acústico material altamente inflamável e que produz uma fumaça mortal, capaz de tirar a vida de uma pessoa em pouco mais de dois minutos - é coisa de mau caráter. É ganância de uma figura extremamente inescrupulosa, em suma, um irresponsável que só pensa em faturar e não está nem aí para a perda de vidas, a exemplo do que aconteceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Mas o culpado é apenas o psicopata ganancioso proprietário do estabelecimento, ou, associado a ele? Há outras figuras igualmente responsáveis pela tragédia ocorrida? Em verdade, a boate de sua propriedade não passava de uma armadilha mortal, sob as vistas grossas das autoridades daquele município. Vejamos, portanto. Nenhuma casa de espetáculo, pela legislação nacional, pode existir sem o alvará de funcionamento concedido pela prefeitura, documento que, para ser expedido, exige uma séria de exigências, a exemplo de um laudo de segurança fornecido contra incêndio pelo corpo de bombeiros.
Muitas vidas jovens foram brutalmente ceifadas dentro de uma armadilha letal. Foi preciso que muitas lágrimas fossem derramadas para que as autoridades brasileiras finalmente, agora, abram os olhos e resolvam enfrentar o problema de frente, por medo de mais tragédias, a exemplo desse circo de horror que o Brasil inteiro assistiu pela televisão.
Sem portas laterais e saídas de emergência pelos fundos, a boate virou um inferno com labaredas e fumaça mortal matando mais de duas centenas de pessoas e ferindo outro tanto.  Encerro com uma pergunta que não quer calar: será que os culpados desse crime vão ser julgados e presos? Espero que os senhores do Ministério Público do Rio Grande do Sul desçam o pau nesses criminosos, sem pena e piedade. 

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria