segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mário Frota quer explicações sobre estatal dos transportes coletivos


No seu pronunciamento no pequeno expediente de hoje (02), no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Mário Frota (PDT) informou que apresentou um requerimento solicitando que o prefeito Amazonino Mendes compareça à CMM para prestar esclarecimentos sobre o projeto de criação de uma estatal para comandar o transporte coletivo urbano.
“Acho que chegou o momento do prefeito descer do trono de onde ele acha que está sentado e comparecer à Câmara onde reside a soberania de Manaus, pois aqui está representada a vontade do povo”, disse o parlamentar.
De acordo com Mário Frota, a questão deve ser debatida na Câmara com a presença do prefeito, pois segundo o líder pedetista, a situação do transporte coletivo está insustentável, uma vez que sistema funciona precariamente, com ônibus sucateados e o valor da passagem entre os maiores do país. “Comparando com outros Estados brasileiros, Manaus é a única cidade em que o governador abriu mão do ICMS sobre combustíveis e nem por isso o valor da passagem é menor. Com tudo isso, o prefeito ainda ajuda os tubarões que vem de fora”, alegou.

Fonte: Chris Reis
Fotografia: Plutarco Botelho

5 comentários:

  1. Anônimo3/8/10

    Repúdio aos transportes da Cidade de Manaus

    O transporte de forma geral, se encontra num momento critico e precário a desordem é visível e a cada dia se torna insuportável aceitar que as autoridades constituídas e o poder público possam admitir tais desleixos, as fiscalizações deveriam atuar de todas as formas para coibir a clandestinidade, onde qualquer pessoa que venha possuir qualquer veiculo seja duas ou quatro rodas possa explorar o sistema. E de qualquer jeito se infiltram de tal forma que nos dar á entender é que os mesmos estão autorizados por alguém ou por algum órgão, nos fazendo crer que o melhor para a nossa cidade, parece que é de forma errada que deveríamos trabalhar, as autoridades fazem vista grossa ou seja estão de olhos vendados, não há repreensão a este tipo de atrocidade, até onde vai os interesses da população?

    Como pode pessoas se intitularem presidentes de cooperativas e sindicatos dos moto-taxistas, sem se quer, suas instituições serem reconhecidas oficialmente pelo ministério do trabalho, por tanto sem nenhuma legitimidade, constituindo-se isto em crimes capitulados no código penal brasileiro artigos 299- Falsidade Ideológica, e artigo 307- Falsa Identidade isto é crime! Senhores esta ilegalidade fere a Lei Orgânica do Município e o Código Nacional de Transito, que não permite este tipo de transporte de passageiros. A omissão das autoridades é visível em todo o Brasil. Quando que o legislativo e o poder público irá intervir? aonde estão os políticos? Que foram eleitos democraticamente pelo povo, que ainda se quer, acreditam em seus ideais! E que os mesmos políticos devem estar atentos e compromissados na construção de uma sociedade mais justa e humana para todos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/8/10

    O Corporativismo e a Impunidade esta crescendo a cada dia e só fortalece aqueles que vivem na ilegalidade ferindo profundamente a Constituição Brasileira, o moral, a ética e os bons princípios daqueles que realmente tem compromisso e responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa e Humana para todos. A ilegalidade, não é e nunca será um bom exemplo.


    Medidas de segurança propostas por defensores da regulamentação do serviço de moto-taxi – como o uso do capacete, equipamentos de proteção adicionais ( colete, antena e etc. ) são de grande valia, para o condutor, mas esta longe de garantir a segurança dos eventuais “passageiros”. Inclusive daqueles que a respeito de ter sob sua responsabilidade, por estar na motocicleta por ele pilotada, um ou mais seres humanos, trafegam em alta velocidade, ignorando as leis de transito e os equipamentos de segurança, esta é a única garantia assegurada. Alem disso, minimizar a discussão, sob o argumento da “liberdade de escolha” dos possíveis “clientes” também não deve ser aceito. tendo em vista a responsabilidade inerente ao poder público, que ainda diante destes argumentos não esta respondendo solidariamente pela segurança dos usuários dos serviços públicos.

    À pessoas fazendo apologia à Moto-taxi, Será que os mesmos gostariam que seus filhos e netos, tenham acesso à esta irresponsabilidade de transporte? Pois nós não queremos que nossos filhos e netos sendo transportados de forma irresponsável. E quem gostaria neste momento de pelo menos imaginar seus familiares usando este transporte.

    Temos a certeza de que somente foi sancionada a Lei junto a Câmara dos Deputados e Senado Federal, por um motivo meramente Político, afirmamos isto pelo fato de que este ante-projeto foi vetado por 5 vezes pelos mesmos Políticos que Hora Aprovaram esta aberração.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/8/10

    O âmbito de atuação deste transporte se comenta que só deverá funcionar com quantidades de motos que ainda será pré-estabelecida pela Câmara Municipal seguindo do aval do Prefeito da Cidade sendo que, somente poderão circular nas Zonas Norte e Leste, porque? Pelo que nos parecer é que nestas áreas são habitadas pela classe proletária, pobre e miserável, pois estes mesmos de tem o poder do voto e nem se quer tem os seus direitos acessíveis. por que não oferecer á esta população um transporte urbano digno e humano.









    Se é realmente “necessário” regulamentar tal transporte que legalize então para toda a Cidade de Manaus. porque não? Em quanto isso não acontece, as autoridades constituídas devem de imediato incrementar uma logística de fiscalização. Pois se já não bastasse à vários transgressores no sistema de transportes que vem desde a Mototaxi, Kombi Lotação, Micro-Ônibus Executivos e Alternativos, Vans, Taxi Lotação que é ilegal 2º a Lomam, Taxi Pirata, Taxi Frete, Carros Particulares, sem contar o ônibus Urbano que ainda se quer foi licitado.

    Nos dias atuais todos os tipos de transportes acima citados estão trabalhando de forma predatória nas festas de fins de semanas de forma abusiva sem se quer ter algum tipo de repressão isso é um absurdo. Quem garante que com a regulamentação haverá controle a nível de fiscalização.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/8/10

    Em fim um descontrole total. Entendemos então que órgãos “competentes” que regulam todo o sistema, de forma indireta estão possibilitando o funcionamento dos transportes clandestinos fazendo com que tais infratores se sintam na condição de estarem “LEGAIS” por não haver repressão por parte das autoridades.

    Estas atrocidades aflige diretamente de forma significativa nossa categoria, fazendo com que haja aumento na carga horária no trabalho do taxista, por conata disso, seus rendimentos tem sido expressamente reduzidos com a concorrência desleal e predatória.

    O taxista tem trabalhado de domingo a domingo sem se quer o mesmo ter tempo suficiente para o Ensino Educativo e o Esporte e muitas vezes até abdicam de estar com seus familiares, para honrar com seus compromissos, que vem desde o sustento familiar à prestações de R$ 1.600,00 do seu carro novo, infelizmente a cada dia se torna insustentável a condição do trabalho do taxista .

    Para nossa categoria é conflitante entender que o IMTT com o aval Câmara Municipal junto ao prefeito, tenha que cancelar 21 concessões que foram liberadas pela extinta IMTU e agora querem empurrar de goela abaixo 1500, 2000 ou é 3000 concessões de Moto-taxis, agora entendam que nestas 21 concessões estão realmente trabalhando Ex auxiliares, que agora sim estão na condição de taxista com os mesmos propósitos da categoria.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/8/10

    Muitos taxistas já saíram do sistema e outros querem sair mas não podem transferir suas concessões. Pra que manter o sistema deste jeito? A Câmara Municipal de Manaus com seus representantes constituídos, formalmente podem rever as leis, com propostas significativas para o sistema de taxi, sendo que este tema deverá ser tratado de forma mais abrangente envolvendo representantes dos taxistas para que se possa discutir democraticamente as condições gerais, sobre tais assuntos e é estritamente necessário rever as leis para um melhor controle do nosso sistema o quanto antes possível.


    As autoridades devem priorizar, e providencias cabíveis devem ser tomadas quanto a clandestinidade nos transportes de passageiros de nossa Cidade, nós Taxistas, somos conscientes, que para os Órgãos responsáveis, manter organizado todo o Sistema. É expressamente necessário implantar Gestores com conhecimento de causa e muita Experiência, Gestores com atitudes voltada para a Ética e a Moral, sendo que seu compromisso somente será de fazer funcionar o Transporte “Legal”, de conformidade com a Lei.

    Não podemos mais se esquivar, diante desta problemática é necessário encararmos a pura realidade dos fatos, não se pode mais tapar o sol com a peneira, os conceitos devem ser revistos, para que os valores não mais se invertam. Nossa Cidade necessita de mudanças drásticas e radicais no sentido da evolução, uma vez que nossa Capital é de fato sede da Copa do Mundo de 2.014. então, porque não deixar de lado as vaidades e os caprichos de pessoas que não tem compromisso com os interesses da população, que tem anseios de grandes realizações, seja por parte do Governo Estadual, Municipal e do poder Público junto ao legislativo e a Câmara Municipal de Manaus, para que os mesmos possam pelo menos fazer com que as coisas caminhem no sentido correto para que todos possam gozar de seus Plenos Direitos Constituídos.

    É desta forma, diante de todas as razões, que aqui apresentadas, perante as Autoridades constituídas e Dirigentes Públicos, da parte dos transportes e Trânsito e outros, Senhores é de suma importância não só para nossa categoria mas também para a população da Cidade de Manaus que se coloquem de uma forma sistematicamente contrárias à legalização não somente dos serviços de moto-táxi e sim de toda concorrência desleal e predatória, que em nossa avaliação representa um retrocesso nas políticas de segurança, não somente ao trânsito mas também como uma ameaça aos serviços essências dos transportes individuais e coletivos, principalmente o urbano.

    O momento é de decisão. A palavra à ser aclamada no momento é ( ATITUDE ) o futuro de nossa Cidade esta nas mãos dos que governam e dos que tem o poder para legislar sobre tantos assuntos. É tempo de reflexão Senhores.

    Obs: “ O mundo é um lugar perigoso; não somente habitado por aqueles que fazem o mal, mas também pelos que olham e não fazem nada” ( Albert Einstein )

    ResponderExcluir

Fale conosco ou comente esta matéria