terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Amazonino convocado para esclarecer promessas de campanha

Amparado pela Lei Orgânica do Município (Lomam), o vereador Mário Frota (PDT) entrou com requerimento junto à Câmara Municipal de Manaus (CMM) pedindo a convocação do prefeito de Manaus, Amazonino Armando Mendes, para prestar contas das suas promessas de campanha e discutir o Plano de Metas da Prefeitura.

De acordo com o parlamentar, o prefeito Amazonino Mendes foi à tribuna do Poder Legislativo Municipal para ler Mensagem à Câmara Municipal, exercício 2010, sem, contudo, oferecer espaço para o debate democrático. “Ele passou quase três horas falando sozinho e os vereadores, platéia e convidados presente já estavam bocejando. O assunto que ele levou à Câmara é muito sério e diz respeito à organização administrativa da nossa cidade, portanto deveria ser debatido por todos”. Ao discursar do plenário, na sessão de ontem, Mário Frota chamou o prefeito de “Amazonino Castro Chaves Chato”, uma alusão aos ditadores Hugo Chaves (Venezuela) e Fidel Castro (Cuba)., que ficaram marcados pelos seus discursos intermináveis.

Para apagar a imagem autocrática que ele deixou transparecer aos demais vereadores e autoridades presentes à reunião, continua o vereador, é necessário o seu retorno à Câmara Municipal para esclarecer as suas propostas de trabalho e debater com os representantes do povo os projetos do Executivo.

Mário Frota lembra que a Câmara de Vereadores de Manaus (AM) aprovou uma emenda à Lei Orgânica do Município que obriga o prefeito eleito a cumprir as promessas feitas durante a campanha. De acordo com o projeto aprovado por unanimidade, o prefeito tem 90 dias, após a posse, para apresentar um Programa de Metas da sua gestão, que deverá explicar de que forma vai cumprir o que prometeu durante a campanha eleitoral. O plano deverá constar as prioridades, ações estratégicas, os indicadores e metas quantitativas para cada um dos setores da Administração Pública Municipal, observando, obrigatoriamente, as diretrizes e as ações estratégicas de sua campanha eleitoral.

Depois de apresentar o plano de metas, o Chefe do Poder Executivo será avaliado a cada seis meses. Se o prefeito não estiver cumprindo o que prometeu durante a campanha, a Câmara poderá iniciar o processo de cassação dele, conforme estabelece o Art. 82-A da citada Lei.

Um comentário:

  1. Marisa Lima5/5/10

    Parabéns Nobre Vereador. Tenho certeza que o Sr. vai conseguir chamar a atenção dos responsáveis pela construção do Parque Encontro das Águas, esse empreendimento já era para estar pronto há muitos anos. Nós, comunitários da Colônia Antônio Aleixo, frequentamos contínuamente aquele belíssimo lugar, e estamos indignados com o descaso da Prefeitura, do EMPLURB, para com o lugar mais bonito do entorno de Manaus. Aquela área está sendo depredada por saqueadores que estão retirando toda a limalha de ferro que reveste o paredão do barranco, a escada de ferro já foi roubada, estão começando a roubar as grades de proteção do pátio. Todas as vezes que vamos ao local percebemos novas depredações. Sr. Vereador faça com que a Prefeitura cumpra com suas obrigações e construa o tão sonhado Parque Encontro das Águas. Estamos com o Sr. para o que for preciso para solucionar essa questão. muito Obrigada.

    ResponderExcluir

Fale conosco ou comente esta matéria