quinta-feira, 9 de maio de 2013

CMM DERRUBA PARECER CONTRÁRIO AO PROJETO QUE PROÍBE VERBAS PÚBLICAS A ENTIDADES LIGADAS A POLÍTICOS



08 Mai 2013
Segundo Mário Frota, o projeto não cria despesa ou ônus para os cofres públicos. “É matéria de direito, igual ao do projeto que acabou com o auxílio paletó”, garantiu.
O parecer contrário da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento da Câmara Municipal de Manaus (CFEO/CMM) ao Projeto de Lei nº 014/2011, que proíbe a destinação de verba pública para Organizações Não Governamentais (ONGs), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), Associações e Fundações ligadas a políticos e seus parentes de até 2º grau de parentesco, do vereador Mário Frota (PDT), foi derrubada, com o voto da maioria que estavam no plenário na sessão desta quarta-feira (8).
O relator do projeto, vereador Wilker Barreto (PHS), baseou-se em uma confusão redacional para emitir o seu parecer contrário, que foi aprovado na CFEO/CMM por quatro membros, com voto contrário do vereador Waldemir José (PT). No parágrafo 1º, o projeto refere-se à proibição do repasse de recursos aos parentes de políticos até o segundo grau e no quarto até o terceiro grau.
Mário Frota reconheceu que houve dificuldade na questão redacional do parágrafo 4º da lei, mas apresentou uma emenda modificativa, fazendo a delimitação correta no grau de parentesco até o 2º grau. O projeto voltará a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR/CMM) e segue o seu trâmite para a 7ª Comissão de Serviço Público da Casa Legislativa.
Segundo ele, o projeto não cria despesa ou ônus para os cofres públicos. “É matéria de direito, igual ao do projeto que acabou com o auxílio paletó”, garantiu.
Os vereadores concordaram que o erro era sanável e que não prejudicaria a tramitação do projeto após a derrubada do parecer. Líderes partidários saíram em defesa da proposta de Mário Frota. O vereador Waldemir José, garante que a sociedade ganha com o projeto. Já Gilmar Nascimento explica que não existe vício insanável no projeto. “O que não pode ser feito é um projeto dessa natureza, que visa disciplinar e moralizar o dinheiro público ser arquivado. ONG de político nenhum deve receber dinheiro público”, disse.  
Rozenha (PSDB) garante que o projeto é pertinente, pois é uma situação injusta em um processo eleitoral. “Temos que ter a coragem de mudar o que está errado”, disse.
Isaac Tayah (PSD) garantiu que havia ONG que recebia verba pública e ainda ganhava dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS). “Por isso é importante afastar parentes de políticos de ONGs. Sou a favor da proposta porque ela mostra lisura no pleito daqueles que fazer um trabalho social”, afirmou.
Professor Bibiano (PT) acredita que a derrubada do parecer era o caminho para moralização no uso dos recursos públicos. Nessa linha também se pronunciaram o professor Samuel (PPS), que ONGs ligadas a políticos desvirtuam, prejudicam e provoca descrédito junto à população, e o vereador Júnior Ribeiro (PTN), que espera ver as ONGs livres de ingerências políticas.
Acompanhe a CMM nas redes sociais


Fonte: Dircom/CMM
Fotografia: Tiago Corrêa/CMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria