quinta-feira, 9 de maio de 2013

CCJR DÁ PARECER FAVORÁVEL A DOIS DOS OITO PROJETOS DE LEI EM PAUTA



09 Mai 2013
Para o presidente da CCJR, vereador Mário Frota (PSDB), o parecer contrário da comissão aos Projetos de Lei se deve, na maioria dos casos, por repetir uma lei que já existe ou por ferir a Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman).
Na 16ª reunião da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Manaus (CCJR/CMM), realizada nesta quarta-feira (8), apenas dois dos oito Projetos de Lei analisados pela comissão tiveram parecer favorável. Dois projetos foram encaminhados para averiguação da Procuradoria da Casa, e os outros quatro receberam parecer contrário da CCJR.
Os projetos que receberam parecer favorável e seguem agora para apreciação do Plenário foram os PL’s nº052/2013, de autoria do vereador Felipe Souza (PTN), que obriga estabelecimentos comerciais da cidade de Manaus a disponibilizar sanitários para seus clientes. E o Projeto de Lei nº074/2013, de autoria do vereador Amauri Colares (PSC), que proíbe a entrada e circulação de pessoas alheias ao âmbito escolar nas instituições de ensino, sem o acompanhamento de funcionários.
A matéria proposta por Felipe Souza teve como relator o vereador Wilker Barreto (PHS), que além de dar parecer favorável, recomendou em sua justificativa que o PL seja encaminhado à Comissão de Revisão do Plano de Diretor da CMM.
Já o PL nº074/2013 recebeu o parecer contrário da relatora da matéria vereadora Professora Jacqueline (PPS). No entanto, após análise da Procuradoria da CMM, que deu parecer favorável, a comissão derrubou o voto da relatora, votando pelo parecer da Procuradoria.
Parecer contrário
Para o presidente da CCJR, vereador Mário Frota (PSDB), o parecer contrário da comissão aos Projetos de Lei se deve, na maioria dos casos, por repetir uma lei que já existe ou por ferir a Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman). “Um exemplo disso é que alguns Projetos de Lei não podem estabelecer um prazo para execução da mesma pelo Poder Executivo caso a matéria seja aprovada”, explicou.
Das matérias que tiveram parecer contrário da comissão, duas são do vereador Massami Miki (PSL). A nº059/2013, que obriga estabelecimentos comerciais oferecerem gratuitamente aos consumidores sacolas oxibiodegradáveis e ainda a nº080/2013 que dispõe sobre atos lesivos à conservação e limpeza das calçadas da cidade.
Na lista de matérias rejeitas pela comissão, está ainda a do vereador Joãozinho Miranda (PTN), nº 089/2013, que obriga a cessão gratuita de ônibus por parte das empresas de transporte coletivo para atender a cortejos fúnebres e a do vereador Francisco da Jornada (PDT), nº090/2013, que obriga a realização de exame e pulverização periódica das árvores do município de Manaus.
As matérias n°008/2012 do vereador Everaldo Farias (PV), que propõe Emenda à Loman, para a proteção à Fauna da cidade foi encaminhada para análise mais precisa da Procuradoria da Câmara, assim como o projeto nº081/2013 de autoria do vereador Massami, que obriga as academias de ginásticas, musculação e artes marciais a disporem de profissionais treinados em suporte básico devida.
Participaram da reunião da Comissão, além do presidente, os membros Professora Jacqueline (PPS), Wilker Barreto (PHS), os suplentes: Professora Therezinha Ruiz (DEM) e Professor Samuel (PPS).
Acompanhe a CMM nas redes sociais

Fonte: Dircom/CMM
Fotografia: Robervaldo Rocha/CMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria