quinta-feira, 29 de julho de 2010

Construção de novo porto regional é debatida em audiência pública na Câmara


A construção de um porto para embarque e desembarque de passageiros, na área da antiga Siderama, zona Sul de Manaus, foi debatida hoje (28) em audiência pública na Câmara dos Vereadores, com a participação de representantes do setor industrial e instituições como Suframa, Infraero, Sebrae, Marinha e secretarias de meio ambiente. Todos reconheceram a necessidade urgente da obra para resolver o problema de atracação de embarcações que fazem linhas para os municípios do interior e de outros Estados da região.
Promovida pela Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas da CMM, a audiência foi requerida pelo vereador Mário Frota (PDT), que afirma já ser hora de Manaus ter uma Estação Hidroviária com qualidade, considerando que em torno de 90% das pessoas que chegam à cidade, vindas do interior do Estado, ou do Oeste do Pará, vêm por via fluvial, ou seja, de barco.
Frota ressalta que a capital amazonense tem um aeroporto obsoleto que não atende a demanda de passageiros e de cargas; tem uma estação rodoviária que está caindo aos pedaços, já que nunca recebeu uma reforma e os seus banheiros estão todos comprometidos; e não tem uma estação hidroviária para atender as pessoas que chegam de barco. “No porto improvisado da Manaus Moderna, as pessoas fazem malabarismo para entrar e sair dos barcos”, afirma.
O parlamentar destaca que, além do transtorno que as pessoas enfrentam no embarque e desembarque na Manaus Moderna, a sujeira e o mau cheiro no local, existe também grande fluxo de veículos naquela área, causando engarrafamentos e muitos outros problemas, inclusive a falta de segurança.
Para Mário Frota, a construção da estação hidroviária requer certa urgência, considerando que Manaus é uma das sub-sedes da Copa de Mundo de 2014, quando muita gente vinda do interior do Amazonas ou de Estados vizinhos, chegará à cidade por via fluvial. “Por isso é importante que se tenha um porto para receber esses visitantes com dignidade”, argumenta.
O vereador defende a idéia da audiência pública afirmando entender que a Câmara Municipal ou a Assembléia Legislativa são fóruns próprios para se discutir temas dessa relevância. Por isso ele agradeceu a presença de todos que atenderam ao seu chamado para debater essa sua proposta.


http://www.cmm.am.gov.br/

Fonte: Manoel Marques
Fotografia: Heraldo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria