terça-feira, 2 de março de 2010

Vereadores debatem problemas do transporte coletivo


Vereadores debatem problemas do transporte coletivo
Mais uma vez a situação do transporte coletivo foi o tema recorrente do discurso dos vereadores, nesta terça-feira (2), durante o pequeno expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Os vereadores José Ricardo Wendling (PT) e Mário Frota (PDT) abriram o debate sobre a questão. Enquanto Wendling se referiu aos problemas da véspera noticiados pela imprensa, Frota acentuou que a prefeitura não tem demonstrado coragem para enfrentar os ‘tubarões’ que exploram o serviço de transporte coletivo.
De acordo com Mário Frota, a população está circulando em sucatas e alguma providência tem que ser tomada para que não aconteça a mesma situação que ocorreu em 1986 – quando a população incendiou ônibus na Zona Leste em retaliação à má qualidade do serviço prestado - , assim como deu exemplo do sistema de transporte de Fortaleza, que funciona de maneira eficaz.
Seguindo na mesma linha, o vereador Joaquim Lucena (PSB) afirmou também temer que o episódio de 1986 se repita. Além disso, lembrou que o prefeito da época era o atual presidente do Implurb, Manoel Ribeiro. “O que aconteceu foi que a população se revoltou pela falta de ônibus e iniciou um grande quebra-quebra. Espero que isso não ocorra, pois as cenas que vi ontem, quando inúmeros ônibus estavam parados, não diferem daquela época”, assegurou.
Por outro lado, o vereador Elói Abreu (PTN) repudiou a atitude das empresas, que segundo ele, retiraram os ônibus de circulação depois que o prefeito diminuiu o valor da tarifa. “As empresas nunca estão satisfeitas com o que ganham na cidade”, disse. O parlamentar assegurou que o prefeito fará fiscalização para saber ao certo se os veículos têm condições de circulação ou se os empresários estão forçando para que valor da tarifa seja revisto. “Se os ônibus tiverem condições de circular com certeza o prefeito multará as empresas”, disse.
Pedindo que os vereadores coloquem o espírito público acima do interesse individual, o vereador Hissa Abrahão (PPS) disse que a “caixa preta” do sistema de transporte coletivo precisa ser aberta. “Uma medida prática que o legislador deve tomar é investigar e punir”, disse, complementando que está na hora de abrir a caixa e saber o que tem dentro.
Fonte: Chris Reis
Fotografia: Heraldo Rocha
Extraído do site da Câmara Municipal de Manaus (CMM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria