sexta-feira, 3 de outubro de 2014

FEIRANTES COMEMORAM APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE ASSEGURA HEREDITARIEDADE DO SERVIÇO NAS FEIRAS E MERCADOS DE MANAUS



 Categoria comemorou, nesta quarta-feira (1º), da galeria da CMM a aprovação do projeto de lei que beneficia o setor - 01/10/2014 13:11h
Mário Frota, autor do projeto: “A Lei é boa quando é boa para todos e emana do pensamento da sociedade. Quero agradecer o apoio dos colegas parlamentares e compreensão dos companheiros da liderança”.
Feirantes lotaram a galeria da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (1º), para acompanhar a votação e aprovação do Projeto de Lei (PL) que trata da organização e o funcionamento dos Mercados e Feiras de Manaus e beneficia mais de 20 mil trabalhadores da categoria. A proposta, que dá direito a hereditariedade na exploração de boxes nas feiras e mercados da cidade, teve aprovação unânime no plenário da Casa legislativa e foi encaminhado à sanção do prefeito Arthur Neto (PSDB).
O PL nº 249/2014, de autoria do vereador Mário Frota (PSDB), altera a Lei nº 123, de 25 de novembro de 2004, que trata da organização e o funcionamento dos mercados e feiras no município de Manaus, acrescenta na Lei Municipal o artigo 27-A, estabelecendo que, em caso de falecimento do permissionário, o direito à exploração do serviço será transferido, sem qualquer ônus, aos seus sucessores legítimos, já que a lei atual impede esse procedimento.
De acordo com o parágrafo 2º da emenda, em caso de invalidez ou doença grave que impeça o permissionário de continuar com a exploração do serviço, este poderá transferir a permissão, desde que a pessoa indicada não exerça outra atividade remunerada e seja seu sucessor legítimo ou alguém que comprovadamente já trabalhe com o permissionário. A invalidez ou doença grave deverá ser comprovada mediante laudo pericial, expedido por médico credenciado no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme especifica o parágrafo 3º do PL.
O autor da proposta destacou que a aprovação é um momento especial na história do Poder Legislativo. “Esta é uma luta que vem de longos anos que começou quando o ex-prefeito de Manaus encaminhou para esta Casa um projeto que iria privatizar as feiras e mercados, mas com a organização da categoria e vontade política conseguimos retirar da Lei essa privatização”, lembrou Mário Frota.
“A Lei é boa quando é boa para todos e emana do pensamento da sociedade. Quero agradecer o apoio dos colegas parlamentares e compreensão dos companheiros da liderança”, completou o vereador.
Para Getúlio Coelho de Souza, 42, que trabalha com o pai Getúlio Bentes de Souza, 72, há mais de 20 anos na Feira Manaus Moderna, conhecida como ‘feira da banana,  a aprovação da proposta é início de uma de uma vitória para os feirantes. “Meu pai, que trabalha há mais de 50 anos como feirante, agora poderá repassar a permissão para um dos filhos. Nossa família depende desse serviço”, comemorou Getúlio.
O presidente do Sindicato dos Feirantes de Manaus (Sindfeiras), David Lima da Silva, disse ter certeza que o PL será sancionado pelo prefeito. “Foi o único prefeito que veio nos ajudar e resolver definitivamente a questão do TAC, que acabaria com essa categoria, que tão bem faz a nossa cidade”, destacou ele, ao acrescentar que hoje é dia de festa para os feirantes.
Apoio
A aprovação recebeu voto favorável dos parlamentares presentes na sessão, entre eles os parlamentares da bancada petista. “Os feirantes precisam de segurança para a vida toda”, disse a vereadora Rosi Matos (PT).
Na mesma forma, os vereadores Elias Emanuel (PSB), Plínio Valério (PSDB), Joãozinho Miranda (PTN) também discursaram em favor do projeto.  “Esta lei vai garantir a esses trabalhadores o direito da família continuar atuando e a manter a sua família”, observou Joãozinho Miranda.
Também comemoraram a aprovação os vereadores Reizo Castelo Branco (PTB), Fabrício Lima (SDD), Socorro Sampaio (PP), Isaac Tayah (PSD), Marcel Alexandre (PMDB), Carlos Alberto (PRB), Professor Samuel (PPS), Francisco da Jornada (PDT) e Luis Mitoso (PSD).

Texto: Valdete Araújo – DIRCOM/CMM
Foto: Robervaldo Rocha - DIRCOM/CMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria