terça-feira, 7 de agosto de 2012

ELEITORES DESCONHECEM FUNÇÃO DE VEREADORES


Amazonino manda em 30 dos 38 vereadores na Casa. O nível de subserviência é de dar nojo.
Texto: Vereador Frota Mário *
Na Prefeitura e na Câmara quem manda é o Amazonino. Quando o vereador abre mão de investigar o prefeito, fato que ocorre na Câmara, onde ele controla a maioria, o parlamento cai em descrédito, degrada-se.
Quem leu o jornal A Crítica de hoje, deve ter ficado chocado com o nível de absoluta ignorância política dos eleitores entrevistados. Na coluna intitulada Voz das Ruas, 12 eleitores ouvidos afirmaram, categoricamente, que nada sabem e nem estão interessados em saber o que faz um vereador.
Imagine que é esse o pessoal que vai escolher os vereadores da próxima legislatura. Como pode um eleitor, sem qualquer informação sobre a atividade de um parlamentar, exercer corretamente o sagrado exercício democrático do voto?  É exatamente esse pessoal que, pela sua desinformação política, elege os piores pilantras a cada eleição. Como ele não sabe e não quer saber o que um vereador faz, facilmente vende o seu voto em troca de qualquer coisa, que pode ser por uma cesta básica, promessa de emprego ou, como acontece muitas vezes, até mesmo por dinheiro para beber cachaça.
Convidado pelo jornal a comentar a enquete, o sociólogo Renan Freitas Pinto, uma autoridade no assunto, disseca a questão com rápidas pinceladas ao afirmar, que de forma geral, a população não conhece o papel do vereador porque o próprio parlamentar não valoriza suas funções de criar boas leis municipais para a população, ou exercer o poder que tem para investigar o executivo, no caso em questão o Prefeito. Diz ele que quando o vereador abre mão de investigar o prefeito, fato que ocorre na Câmara, onde ele controla a maioria, o parlamento cai em descrédito, degrada-se.
O professor Renan tem toda razão. Nesses três anos e meio de administração, o Amazonino fez a Câmara de gato e sapato, aprovando tudo o que mandou para o plenário da Casa. Aprovou a lei do lixo, a que aumentou o IPTU de forma absurda, o da Zona Azul e o que permite o prefeito privatizar todos os espaços públicos do município, incluindo aí os cemitérios. O projeto do Orçamento ele, nos últimos três anos aprovou até com os erros de português. Nem mesmos os vereadores da sua base tiveram o direito de aprovar qualquer emenda, aliás, não mudaram uma única vírgula.
Como esse parlamento quer se fazer respeitar? Aqui no município de Manaus a famosa teoria dos três poderes idealizada por Montesquieu, há muito foi por água abaixo, ou seja, se existe é só no papel. Na Prefeitura e na Câmara quem manda é o prefeito. Manda em 30 dos 38 vereadores na Casa, que obedecem ao “chefe” como eles o chamam, sem pestanejar. Acredito que se um dia o Amazonino mandar qualquer deles pular de um prédio de 20 andares, muito vão questionar ao senhor amo se não seria melhor pular de um de 30. O nível de subserviência é de dar nojo.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria