sábado, 8 de maio de 2010

LEI DA ANISTIA INCENTIVA CRIMES DE TORTURA


ÀS VEZES NÃO ME ORGULHO DE SER BRASILEIRO. Como cidadão, político e, acima de tudo alguém que combateu a ditadura, confesso que, às vezes, não sinto orgulho de ser brasileiro. Desta vez foi pela razão do Supremo Tribunal Federal, a mais importante corte de justiças do País, ter se posicionado a favor da manutenção da Lei da Anistia, ou seja, impedindo, dessa forma, uma investigação para apurar envolvimento de militares e civis em crimes de tortura e assassinatos praticados contra dissidentes do regime militar, no decorrer dos 21 anos que permaneceram no poder.

A atitude do STF não engrandece o Brasil, nem aqui dentro, nem lá fora. Os comentários das autoridades da ONU, ligados aos direitos humanos, foram duros em reprovação à atitude do STF que, num momento infeliz da sua história, faz com que o Brasil saia na contramão dos países sul americanos, a exemplo de nações que tiveram a coragem de olhar o seu passado. A Argentina já julgou e prendeu alguns dos militares e civis criminosos envolvidos na morte de mais de 35 mil pessoas.

O que não entendo é por que os ministros do STF resolveram proteger tais criminosos. Não deveria ser o contrário, levando-se em conta a alta responsabilidade desse Tribunal em fazer valer a Justiça, não importando se é rico, pobre, militar ou civil? Atitudes como essas não enaltecem o nosso Supremo.

Por: Vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

Líder do PDT na CMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria