segunda-feira, 13 de maio de 2013

SE OS MÉDICOS DE CUBA SÃO BONS, POR QUE FUGIR DO REVALIDA?




O governo vai bancar uma espécie de cursinho para que médicos formados em Cuba possam atuar no Brasil.
Texto: Vereador Mário Frota*
Retirar o exame do Revalida dos médicos formados em Cuba, não passa de jogo de carta marcada, com o propósito de beneficiar os filhinhos dos políticos do PT e do PCdoB que estudam medicina em Cuba.
A “companheirada” do PT e do PCdoB quer, na marra, revalidar os diplomas de 6 mil médicos formados  em Cuba,  com o claro propósito de  trazer os filhos e parentela que eles mandaram estudar no País de Fidel Castro.
No fundo, essa turma está legislando em causa própria. E provo: ora, por que a dispensa da revalidação do diploma de médico só vai valer para os profissionais dessa área formados em Cuba? Por que tal medida não é estendida para médicos que obtiveram os seus diplomas em outros países, a exemplo da Bolívia, do Peru, ou da Argentina?
Para agradar aos poderosos do PT e do PCdoB, hoje no comando em Brasília, o Secretário da Saúde do Amazonas, Wilson Alecrim, vem defendendo de forma absurda, absolutamente despropositada, tal projeto, colocando-se, dessa forma, na contramão do bom senso e da boa ética que deve nortear um profissional que, a exemplo dele, exerce uma função de alta responsabilidade no Estado.
Por que o Dr. Alecrim não defende a mesma medida para os médicos formados na Bolívia e no Peru, levando-se em conta que, em muitos dos municípios do nosso interior há um grande número desses profissionais contratados pelos prefeitos? Na ausência dos médicos brasileiros, nessas distantes paragens, o povo vem se socorrendo de médicos oriundos desses dois países.
Portanto, essa lei que o PT e o PCdoB ora alinhavam no Congresso Nacional, com propósito de retirar da obrigação do exame do Revalida os médicos formados em Cuba, não passa de jogo de carta marcada, de uma ‘lei alfaiate’, com o propósito torpe de beneficiar os filhinhos dos políticos desses dois partidos que estudam medicina em Cuba. Que outro propósito existe?
Ora, se as faculdades de medicina de Cuba são mesmo boas, como eles sustentam ser, então por que fugir do Revalida? Papo furado. Todo mundo sabe que os médicos formados pelas faculdades cubanas não tem a menor chance de enfrentar as regras do Revalida aplicado em território brasileiro, exigido a todos que cursam medicina fora do Brasil. E por quê? Porque os cursos de medicina oferecidos pelas faculdades cubanas são fracos, distantes anos luz dos que os nossos alunos enfrentam nas faculdades brasileiras.
O que os especialistas no assunto sustentam é que os cursos dos médicos formados em Cuba são equivalentes ao de um enfermeiro formado nas nossas faculdades de enfermagem. Não é à toa que o número de médicos formados em Cuba não ultrapassa 2% nos exames do Revalida.  

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria