quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

ARTHUR VISITA MODELO DE LOJAS PARA ABRIGAR CAMELÔ



Texto: Vereador Mário Frota*
Percebo no Arthur vontade de acertar porque é uma pessoa que estimula e valoriza o debate. Tudo o que ele mais deseja é transformar Manaus, tornando-a mais humana.
Nesse último sábado, ao meu convite, pela manhã, o prefeito Arthur Neto visitou uma loja, aliás, uma galeria, recentemente construída na rua Marcílio Dias, próxima a Casa do Trabalhador.
Mostrei ao Arthur algo muito parecido com os Camelódromos (shoppings populares) construídos em Florianópolis (SC), com imenso sucesso. As lojas da dita galeria têm aproximadamente seis metros quadrados. O prédio oferece banheiros e é refrigerado. A diferença é que os camelódromos de Florianópolis oferecem, além de uma praça de alimentação, caixas eletrônicos de vários bancos, fato que contribui para aumentar a presença de compradores.
Na galeria em questão as pessoas que alugaram os boxes pagam R$ 1.500,00, soma nada barata para dispor de uma área tão pequena. No entanto, as pessoas que lá trabalham nos afirmaram que está dando para tirar o aluguel e sobreviver com os seus familiares. Uma boa notícia.
Em nossa avaliação, o projeto a ser desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, nos moldes dos camelódromos de Florianópolis, o aluguel dos boxes deve ser bem mais barato, recursos necessários ao pagamento da energia, manutenção e segurança. Possivelmente menos da metade do que vem sendo cobrado pelo proprietário da galeria da Marcílio Dias.
Fato que fiz questão de mostrar ao prefeito foi o número de edifícios na área, em desuso, alguns precisando de reparos, que perfeitamente se prestam para a construção de shoppings populares, com capacidade para abrigar parte dos camelôs que ocupam o centro da nossa Manaus. Tocar esse projeto não vai ser fácil, mas, com certeza, vai ser enormemente vantajoso para os camelôs e para os manauaras que desejam o resgate das áreas centrais da cidade.
Como vice prefeito, da gestão do Serafim Correia, percorri o Brasil para ver a solução que os governantes de outras cidades haviam encontrado para equacionar duas graves situações: o do transporte coletivo e o que envolve os nossos ambulantes, mais conhecidos por camelôs. Pelas capitais que passei Manaus tinha o pior serviço de transporte de massas e a única grande cidade do país que ainda não havia resolvido o problema camelô. De nada adiantou as exposições que fiz e os relatórios que enviei ao Serafim. Era como pregar no deserto.
Finalmente, agora, percebo no Arthur vontade de acertar. Trata-se de uma pessoa que estimula e valoriza o debate. Não se acha o dono da verdade, pelo contrário, com humildade, quer aprender.  Tudo o que ele mais deseja é transformar Manaus, tornando-a mais humana e civilizada, na cidade que queremos para os nossos filhos e netos.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.
  


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria