segunda-feira, 19 de novembro de 2012

USINA MAUÁ 3 VAI BAIXAR PREÇO DA LUZ?: “É MAIS FÁCIL GALINHA CRIAR DENTE”



Texto: Vereador Mário Frota*
Com a mudança da matriz energética do diesel para o gás, a tarifa da luz vai baixar de preço? Macaco velho, quando vejo essas coisas fico com a pulga atrás da orelha.
Propaganda pela televisão, da Amazonas Energia, diz que a nova Usina geradora de energia, a Mauá 3, deverá substituir óleo diesel pelo gás do Urucu, aposentando, assim, várias usinas deficitárias na área de Manaus.
A propaganda é bonita e enche os nossos corações com a esperança de que o nosso povo, no futuro, deixará de ser vítima de apagãos, fato que ora ocorre. Fala também a propaganda que, logo, Manaus estará interligada, via Linhão de Itucuruí, ao sistema Nacional de Energia Elétrica.
Macaco velho, que já viu muita promessa que não deu em nada, quando vejo essas coisas fico com a pulga atrás da orelha. Ora, assistindo a propaganda dia desses, veio-me à cachola as promessas do Lula em relação ao gás do Urucu, que custou aos cofres do país mais de R$ 5 bilhões, para trazê-lo, por meio de gasoduto, do município de Coari a Manaus.
À época, falava-se que, com a chegada do gás, o nosso povo poderia usá-lo nos carros e, de quebra, a população teria direito a uma tarifa de energia mais em conta, já que a substituição da matriz do diesel para o gás baratearia a nossa energia elétrica, hoje a mais cara do país. Todo mundo ficou numa alegria danada, até descobrir que o Lula havia mentido para todo mundo, na mesma proporção com que faltou com a verdade quando afirmou que nada sabia sobre o mensalão.
Acreditando no homem, comprei uma S-10 à gasolina, no propósito de poder transformá-la para gás. Já estou vendendo a pick-up e comprando outro carro mais novo, e o prometido gás ainda não chegou para os proprietários de veículos automotivos de Manaus. Quando o gás vai chegar para os proprietários de carros?  Será que, com a mudança da matriz energética do diesel para o gás, a tarifa da luz que pagamos vai baixar de preço? Seria ingênuo se acreditasse nessa possibilidade. Como diz o nosso homem do interior: “é mais fácil galinha criar dente”. Penso igual.  

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria