terça-feira, 11 de setembro de 2012

OMAR MANDOU ABRIR AS TORNEIRAS DO PROAMA PARA AJUDAR VANESSA




Texto: Vereador Mário Frota*
Pela manhã a água que sai da torneira tem cor amarelada e cheiro forte. Por tudo isso, ou seja, por não confiarem na qualidade da água, preferem beber a que jorra de um poço artesiano das proximidades.
Visitei neste domingo a tomada d`água da Ponta das Lages e o reservatório  que o governador Omar Aziz mandou abrir as torneiras para a atender as necessidades da  população do bairro Nova Floresta, na Zona Leste.
Ouvi de um dos diretores da estação de tratamento do Proama, que a água que sai para os reservatórios do programa é de excelente qualidade, ou seja, segundo ele “é mais limpa do que a água que é tratada na Ponta do Ismael”.
Deixei o local onde ouvi tantas maravilhas e desloquei-me para o reservatório do bairro Nova Floresta para, ouvindo a população da área, constatar se a água que estava jorrando nas torneiras era, de fato, a maravilha que funcionário da estação de tratamento havia me garantido.
Ao chegar procurei sondar as pessoas que vivem no entorno do reservatório e, para minha surpresa, de todas ouvi que a água não era boa para o consumo humano. Um senhor me afirmou que se podia até cozinhar e lavar a casa com aquela água, mas não aconselhava ninguém a bebê-la, ou usá-la para lavar roupa branca.
Frente a tal constatação, vejo como necessário uma visita da saúde pública até o local, com propósito de colher água para exame em órgãos como o Inpa e a Ufam.  É preciso se verificar se o ph da água está correto, e se não há excesso de produtos químicos como cloro, entre outros.
As pessoas com quem conversei me afirmaram que, pela manhã, a água que sai da torneira tem cor amarelada e cheiro forte. Por tudo isso, ou seja, por não confiarem na qualidade da água, preferem beber a que jorra de um poço artesiano das proximidades. Enquanto permanecia no local, várias pessoas chegaram para apanhar água em baldes, o que me lembrou a famosa marchinha de carnaval : “lata d`água na cabeça/lá vai Maria...”
Saí dali preocupado, mais consciente do que nunca de que o governador Omar Aziz mandou abrir as torneiras do reservatório do bairro Nova Floresta, com o propósito eleitoreiro de ajudar a sua candidata a prefeita de Manaus, Vanessa Graziotin. Não sou contra o Proama, mas é um absurdo gastar-se R$ 365 milhões num projeto que garante água nos reservatórios, mas esqueceu os canos para levar o precioso líquido às residências de mais de 500 mil pessoas que vivem na região Leste e Norte da cidade. 

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria