sexta-feira, 27 de abril de 2012

CALÇADAS DE MANAUS SÃO AS PIORES DO BRASIL


Aqui, o que restava da calçada de chão batido, foi tomada pela lixeira da prefeitura. Do outro lado da rua o prédio ocupa toda a área que seria reservada aos pedestres.
O problema aqui não reside somente nas calçadas das residências e casas comerciais, mas também do patrimônio público, a exemplo de prédios, praças, parques, passeios de avenidas centrais.
A notícia divulgada ontem pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, dando conta de que Fortaleza tem as melhores calçadas do país, enquanto Manaus ostenta as piores, deixou todos que vivem nesta cidade, constrangidos - para não dizer envergonhados.
É certo que, pela Lei, a responsabilidade pela manutenção das calçadas na frente das residências ou lojas de comércio, é dos proprietários. Tudo bem. O problema é que a Prefeitura, como órgão fiscalizador que é, não cumpre com o seu dever de fiscalizar e multar os desleixados que não cuidam bem das suas calçadas.
A culpa é dos proprietários, mas, em última análise a responsabilidade maior é da administração municipal, que nada faz para fazer valer a Lei que obriga todos os cidadãos e estabelecimentos comerciais a zelar pelas suas calçadas.
No corpo da matéria divulgada pelo jornal da Globo  são mostradas fotos das calçadas de Fortaleza e de Manaus. Nas de Fortaleza, não existem buracos ou qualquer desnível que coloque em risco as pessoas que nelas transitam. No entanto, nas de Manaus é de fazer vergonha. Segundo a reportagem, há ruas que nem mesmo calçadas existem ou, quando existem, estão tomadas de buracos ou cheias de mato.
Nesta hora gostaria de ver a cara dos ex-prefeitos de Manaus e do atual. Será que eles não sentem vergonha de ver Manaus surgindo como a cidade do país com as piores calçadas? Em verdade, o problema aqui não reside somente nas calçadas das residências e casas comerciais, mas também do patrimônio público, a exemplo de prédios, praças, parques, passeios de avenidas centrais, etc.
Depois dessa reportagem que, aliás, não foi noticiada somente pela Globo, mas por  todos os jornais das redes de televisão do país,  aguardamos que alguma coisa seja feita, para que, no futuro, os habitantes de Manaus não sofram o constrangimento vivido ontem. Acredito que esse é o desejo de todo manauense.

Por: vereador Mário Frota
Líder do PSDB na CMM
Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM


Um comentário:

  1. Marluce Portugaels4/2/13

    O problema fundamental, nobre vereador Mario Frota, não é a vergonha por termos as piores calçadas. É um vexame, claro, figurar em primeiro lugar em tal lista (das piores calçadas). O pior, porém, é ter de conviver com a realidade de calçadas quebradas, cheias de buracos, entulhos, colocando em risco a segurança dos pedestres, como o senhor mesmo disse. Além da ocupação pelos vendedores ambulantes dos poucos espaços que restam. Como cidadã consciente e preocupada com o bem estar das pessoas, já escrevi dois artigos sobre o péssimo estado das calçadas de nossa cidade. Mas, até agora, ninguém reagiu´. As calçadas continuam ruins!. .

    ResponderExcluir

Fale conosco ou comente esta matéria