quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

AMAZONINO, SERAFIM E ALFREDO ABANDONARAM O CENTRO DE MANAUS




Nenhum deles mexeu uma palha para melhorar a área do centro, hoje o mais degradado se o compararmos aos de outras capitais do País.

Abre-se o jornal neste fim de ano e nos deparamos com o aumento dos serviços que o Estado e empresas concessionárias de serviços públicos prestam à sociedade. As tarifas de água, luz, telefone e impostos, a exemplo do IPTU, explodem na cara dos cidadãos e cidadãs, sem nenhuma cerimônia.

A inflação no País fechou este ano em 6,5%. Por que os serviços citados extrapolaram, em muito, a inflação deste ano? A Águas do Amazonas, neste último abril, corrigiu a sua tarifa em 10,27% e, agora, em 28 de janeiro, em mais 5,95%, ou seja, o precioso líquido subiu no decorrer deste 2011 em 16,22%, um absurdo. A energia elétrica sofreu majoração em torno de 11%. A Assembléia do Estado elevou de 25% para 30%, o ICMS cobrado das empresas de telefonia, fato que, no frigir dos ovos, o aumento de 5% será automaticamente repassado aos consumidores. No entanto, o aumento mais dramático foi o do IPTU, que no próximo ano sobe em 26,5%. Explico: 20% do aumento aprovado pelos serviçais do Amazonino na Câmara, somados a 6,5% corrigidos pela Unidade Fiscal do Município (UFM), com base na inflação do ano, perfazem em 26,5%.

O povo brasileiro não suporta mais a carga tributária que lhe é imposta, na marra, pelos governos Federal, estadual e municipal. O País tem hoje em torno de 76 tributos e o brasileiro trabalha 165 dias por ano só para pagar impostos. O Brasil e a Inglaterra são os países do mundo onde mais se paga impostos. A diferença é que o povo da Inglaterra tem a contrapartida, ou seja, paga impostos altos, mas, os serviços públicos que recebe estão entre os melhores do Planeta. A mesma coisa não se pode dizer do Brasil, haja vista que os serviços públicos aqui, como saúde, educação, saneamento básico e segurança pública, são comparados aos piores do mundo, iguais aos oferecidos por países miseráveis da África.

O povo vai pagar mais IPTU, é verdade, mas, é de se perguntar, que tipo de melhorias a sociedade vai receber por isso? Resposta: Nenhuma! É só ver a cidade que temos. As calçadas das ruas da nossa cidade, tanto na periferia como na área do centro, quando existem, na sua maioria estão desniveladas, quando não esburacadas. De forma geral, Manaus está abandonada pelo poder público, principalmente o centro da cidade, mergulhado que está na bagunça e na imundice. Com a palavra os últimos prefeitos de Manaus, Alfredo, Serafim e, agora, o Amazonino. Nenhum deles mexeu uma palha para melhorar a área do centro, hoje o mais degradado se o compararmos aos de outras capitais do País.

Por: vereador Mário Frota

Líder do PSDB na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria