terça-feira, 25 de outubro de 2011

VIVA A PONTE RIO NEGRO. AS DROGAS DESSAS BALSAS JÁ VÃO TARDE.

Mário Frota: “Quando deputado estadual pedi ao então governador Eduardo Braga (na foto, ao lado de Lula) que tocasse a obra da ponte, a título de incentivo, disse-lhe que não são as pequenas obras que marcam, mas os grandes desafios”.
Inaugurada por Lula, Dilma Roussef e Omar Aziz, finalmente a ponte é uma realidade.
As balsas deixam seu legado nostálgico e passam para a história.

A ponte construída sobre o Rio Negro, ora batizada de Ponte Rio Negro, foi inaugurada em grande estilo, com a presença da Presidenta Dilma Roussef, do governador Omar Aziz, do Eduardo Braga, entre outros.

Lembro-me que alguns políticos colocaram-se contra a construção da Ponte, a exemplo do ex-governador Gilberto Mestrinho que, pela imprensa, afirmou que ela saia do nada para lugar nenhum. À época, da tribuna, discordei da posição de Mestrinho, em minha opinião equivocada, despeitada, com forte cheiro de inveja. Desde o início, defendi que a ponte era fundamental para a integração e o desenvolvimento de Manaus e dos municípios do outro lado do rio.

Quando deputado estadual, da tribuna, por vários vezes me manifestei pedindo ao então governador Eduardo Braga que tocasse a obra. Preocupado com a demora fui até ele e, na ocasião, a título de incentivo, disse-lhe que não são as pequenas obras que marcam a administração de um governante, mas os grandes desafios, ou seja, os sonhos transformados em realidade. A título de exemplo veio-me à cabeça três deles: O Aterro do Flamengo, de Carlos Lacerda, que mudou a cara do Rio de Janeiro; o Teatro Amazonas, expoente da obra de Eduardo Ribeiro; e Brasília, o audacioso mega projeto de Juscelino Kubitschek.

Em seguida, afirmei: não vai ser o Prosamim ou qualquer outra obra menor que vai projetá-lo para a história, mas, com certeza, a ponte sobre o Rio Negro, por duas razões: primeiro pela sua real importância como fator de integração e desenvolvimento; segundo, pela grande visibilidade, fato indiscutível, haja vista que, de forma espetacular, ela alterou o visual do rio em frente a Manaus, em termos definitivos.

Discordo em gênero, número e grau dos que afirmavam que a Ponte Rio Negro não ia servir para nada, que seria dinheiro jogado fora, recursos preciosos que poderiam ser investidos em saúde, educação e segurança. Pessoalmente não penso assim. A Ponte Rio Negro é uma obra para o presente e futuro, que me lembra o ensinamento de Rui Barbosa de que “dá melhores resultados plantar semente de carvalho do que de abóbora”. Para o Águia de Haia o carvalho representava o futuro, assim como essa ponte, ora inaugurada.

A construção de pontes sobre os igarapés que cruzam Manaus nos libertou das catraias, e agora, com a ponte sobre o Rio Negro, o nosso povo deixa para trás as balsas, uma tradição que morre, que não deixa saudades a ninguém, e que já vai tarde.

Por: Vereador Mário Frota (PSDB)

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM

Fotos: g1.globo.com, correiobraziliense.com.br, acritica.uol.com.br

2 comentários:

  1. Anônimo25/10/11

    Brasil? Fraude explica!
    A maior ponte do mundo acabou de ser inaugurada na china, com 36,4 km de extensão foram quatro anos de obras a ser construído - desde maio 2007 que abriu à circulação automóvel no dia 30 de junho 2011. O custo da obra o equivalente a R$ 3,6 bilhões. A ponte Rio Negro, aditivada com rios de dinheiro com 3.595 metros de comprimento, a obra teve custo em promoção total de R$ 1.099 bilhões, foram 03 anos e dez meses para ser construída. Vamos inverter a situação: (é uma vergonha inaceitável.) A china constrói uma ponte de 3,6 km de extensão em 9 (nove), Meses, o custo obra seria de valor 360 milhões. No Brasil SE! Construir uma ponte de 36 km de extensão passaria mais de 40 anos, o custo da obra nos dia de hoje seria de valor 10.990 bilhões (calculo feito pela ponte rio negro Manaus).

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  2. Anônimo25/10/11

    Brasil? Fraude explica!
    A maior ponte do mundo acabou de ser inaugurada na china, com 36,4 km de extensão foram quatro anos de obras a ser construído - desde maio 2007 que abriu à circulação automóvel no dia 30 de junho 2011. O custo da obra o equivalente a R$ 3,6 bilhões. A ponte Rio Negro, aditivada com rios de dinheiro com 3.595 metros de comprimento, a obra teve custo em promoção total de R$ 1.099 bilhões, foram 03 anos e dez meses para ser construída. Vamos inverter a situação: (é uma vergonha inaceitável.) A china constrói uma ponte de 3,6 km de extensão em 9 (nove), Meses, o custo obra seria de valor 360 milhões. No Brasil SE! Construir uma ponte de 36 km de extensão passaria mais de 40 anos, o custo da obra nos dia de hoje seria de valor 10.990 bilhões (calculo feito pela ponte rio negro Manaus). A intenção não é ofender ninguém, parabéns pela ponte do povo, não pelo preço dos políticos. O único intuito é fazer o leitor refletir sobre essas atitudes e pensar, se é correto essas atitudes.

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