A ponte construída sobre o Rio Negro, ora batizada de Ponte Rio Negro, foi inaugurada em grande estilo, com a presença da Presidenta Dilma Roussef, do governador Omar Aziz, do Eduardo Braga, entre outros.
Lembro-me que alguns políticos colocaram-se contra a construção da Ponte, a exemplo do ex-governador Gilberto Mestrinho que, pela imprensa, afirmou que ela saia do nada para lugar nenhum. À época, da tribuna, discordei da posição de Mestrinho, em minha opinião equivocada, despeitada, com forte cheiro de inveja. Desde o início, defendi que a ponte era fundamental para a integração e o desenvolvimento de Manaus e dos municípios do outro lado do rio.
Quando deputado estadual, da tribuna, por vários vezes me manifestei pedindo ao então governador Eduardo Braga que tocasse a obra. Preocupado com a demora fui até ele e, na ocasião, a título de incentivo, disse-lhe que não são as pequenas obras que marcam a administração de um governante, mas os grandes desafios, ou seja, os sonhos transformados em realidade. A título de exemplo veio-me à cabeça três deles: O Aterro do Flamengo, de Carlos Lacerda, que mudou a cara do Rio de Janeiro; o Teatro Amazonas, expoente da obra de Eduardo Ribeiro; e Brasília, o audacioso mega projeto de Juscelino Kubitschek.
Em seguida, afirmei: não vai ser o Prosamim ou qualquer outra obra menor que vai projetá-lo para a história, mas, com certeza, a ponte sobre o Rio Negro, por duas razões: primeiro pela sua real importância como fator de integração e desenvolvimento; segundo, pela grande visibilidade, fato indiscutível, haja vista que, de forma espetacular, ela alterou o visual do rio em frente a Manaus, em termos definitivos.
Discordo em gênero, número e grau dos que afirmavam que a Ponte Rio Negro não ia servir para nada, que seria dinheiro jogado fora, recursos preciosos que poderiam ser investidos em saúde, educação e segurança. Pessoalmente não penso assim. A Ponte Rio Negro é uma obra para o presente e futuro, que me lembra o ensinamento de Rui Barbosa de que “dá melhores resultados plantar semente de carvalho do que de abóbora”. Para o Águia de Haia o carvalho representava o futuro, assim como essa ponte, ora inaugurada.
A construção de pontes sobre os igarapés que cruzam Manaus nos libertou das catraias, e agora, com a ponte sobre o Rio Negro, o nosso povo deixa para trás as balsas, uma tradição que morre, que não deixa saudades a ninguém, e que já vai tarde.
Por: Vereador Mário Frota (PSDB)
Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM
Fotos: g1.globo.com, correiobraziliense.com.br, acritica.uol.com.br
Brasil? Fraude explica!
ResponderExcluirA maior ponte do mundo acabou de ser inaugurada na china, com 36,4 km de extensão foram quatro anos de obras a ser construído - desde maio 2007 que abriu à circulação automóvel no dia 30 de junho 2011. O custo da obra o equivalente a R$ 3,6 bilhões. A ponte Rio Negro, aditivada com rios de dinheiro com 3.595 metros de comprimento, a obra teve custo em promoção total de R$ 1.099 bilhões, foram 03 anos e dez meses para ser construída. Vamos inverter a situação: (é uma vergonha inaceitável.) A china constrói uma ponte de 3,6 km de extensão em 9 (nove), Meses, o custo obra seria de valor 360 milhões. No Brasil SE! Construir uma ponte de 36 km de extensão passaria mais de 40 anos, o custo da obra nos dia de hoje seria de valor 10.990 bilhões (calculo feito pela ponte rio negro Manaus).
Brasil? Fraude explica!
ResponderExcluirA maior ponte do mundo acabou de ser inaugurada na china, com 36,4 km de extensão foram quatro anos de obras a ser construído - desde maio 2007 que abriu à circulação automóvel no dia 30 de junho 2011. O custo da obra o equivalente a R$ 3,6 bilhões. A ponte Rio Negro, aditivada com rios de dinheiro com 3.595 metros de comprimento, a obra teve custo em promoção total de R$ 1.099 bilhões, foram 03 anos e dez meses para ser construída. Vamos inverter a situação: (é uma vergonha inaceitável.) A china constrói uma ponte de 3,6 km de extensão em 9 (nove), Meses, o custo obra seria de valor 360 milhões. No Brasil SE! Construir uma ponte de 36 km de extensão passaria mais de 40 anos, o custo da obra nos dia de hoje seria de valor 10.990 bilhões (calculo feito pela ponte rio negro Manaus). A intenção não é ofender ninguém, parabéns pela ponte do povo, não pelo preço dos políticos. O único intuito é fazer o leitor refletir sobre essas atitudes e pensar, se é correto essas atitudes.