terça-feira, 29 de março de 2011

PONTE MANAUS/IRANDUBA É UM ESCÂNDALO

No caso da ponte a coisa foi longe demais, pois o aumento com aditivos ultrapassou os 25% do que estabelece a lei 8.666 e já esbarra em 82,7.

FALEI DESSE BLOG QUE A PONTE IRIA NOS CUSTAR MAIS DE R$ 1 BILHÃO. AJUDE-ME, CARO LEITOR, A ENTENDER A RAZÃO PORQUE A PONTE LICITADA EM R$ 574 MILHÕES, ANTES DA SUA ENTREGA, JÁ ESBARROU EM R$ 1,O5O BILHÃO. TEVE TRUTA OU UM CARDUME DELAS NESSA OBRA? GOSTARIA DE OUVIR DE ALGUÉM UM EXEMPLO IGUAL EM TODO O PAÍS. E a ponte Manaus/Iranduba, quando sai mesmo? Essa pergunta todo mundo faz, principalmente as pessoas que diariamente são obrigadas a usar o péssimo serviço das balsas.

A obra, desde o fim da última eleição, está parada. Ora, por que correr agora se o objetivo (eleitoral) já foi alcançado? A verdade é que ninguém ainda sabe quando irão entregá-la ao público. O que se sabe é que ela inicialmente foi licitada em R$ 574,8 milhões, mas, com o passar do tempo, mais R$ 476 milhões foram incorporados aos custos da ponte a título de aditivos. Um absurdo, mais do que isso, um escândalo, levando-se em conta que, pela legislação do país, nenhuma obra pública pode receber aditivo superior a 25 %. Agora pasmem! Esses 25% de aditivos, já saltaram para 82,7 %.

E então por que esse salto tão extraordinário que praticamente dobrou o preço da ponte? Essa pergunta quem deve responder é o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público do Estado (MPE). Uma coisa é certa: fossem essas verbas financiadas pelo Governo Federal, a essa altura do campeonato já teria muito neguinho enrolado, intimado a prestar contas sobre a subida astronômica nos custos com a ponte.

O que não entendo é o silêncio desses dois órgãos, responsáveis pela fiscalização. E então, houve jogo para beneficiar a empresa ganhadora da licitação? Pessoalmente não tenho como responder a tal pergunta. Tudo o que sei é que, em muitos casos a lei é burlada e a realidade é mascarada, a exemplo de empresas que apresentam preços menores para, lá na frente, conseguir vantagens mediante aditivos compensadores.

No caso da ponte a coisa foi longe demais, pois o aumento com aditivos ultrapassou os 25% do que estabelece a lei 8.666 e já esbarra em 82,7. Por me considerar um tanto burrinho, ou seja, por não ter massa cefálica para entender certas coisas é que venho, mais uma vez, daqui deste humilde blog, fazer um apelo ao Ministério Público do Amazonas e ao TCE, no sentido de me explicar o que, por mais que me esforce, não consigo entender e, como não entendo, teimo em não aceitar.

Por: vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM

Um comentário:

  1. Anônimo25/4/11

    BRASIL 0 X 10 CHINA China finaliza maior ponte do mundo sobre as águas Qingdao Haiwan, com mais de 42,5km de extensão, a construção começou em 2007 e só terminou em 2011 levou 4 anos para ser construída, a estrutura da ponte suportam tufões, terremotos de até 8 pontos na escala Richter e o impacto de um navio de 300 mil toneladas, O Brasil não finaliza maior ponte sobre as águas de Manaus....? Em 2008 iniciou a construção da mais importante obra de Manaus, a Ponte sobre o Rio Negro com extensão de 3,6km de extensão. Com prazo de 30 meses para conclusão no 1º semestre de 2010, que foi adiada mais de três vezes pelo Governo do Estado, se a maior ponte do Brasil for entregue no período deste ano letivo 2011 o tempo desta obra é 3 anos. A obra, que teve vários aditivos de prazo, O valor final pode ultrapassar R$ 1 bilhão.

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