sábado, 8 de janeiro de 2011

ESGOTAMENTO SANITÁRIO PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE


O vereador Mário Frota, líder do PDT na Câmara Municipal de Manaus (CMM), apresentou proposta junto à mesa diretora da casa solicitando ao prefeito Amazonino Mendes que autorize a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) a elaborar estudos de viabilidade técnica para implantação de um Sistema de Esgotamento Sanitário, a partir do centro da cidade e nos bairros adjacentes com a finalidade de preservar o rio Negro, lagos e igarapés que circunda e cortam a cidade de Manaus, respectivamente.

Para justificar sua proposta o parlamentar exemplifica que dentro da atualidade em que vivemos, fundamentalmente, uma administração municipal se destaca por investimentos maciços nos setores de saúde, educação e saneamento básico. Uma boa administração pública é baseada na qualidade de vida proporcionada aos seus habitantes.

Na questão do saneamento, a cidade de Manaus – arquitetada entre igarapés que se encontram poluídos - necessita com urgência de um sistema de esgotamento sanitário completo, devidamente planejado e monitorado, a partir das nascentes, de forma a atender a 100% da população urbana com coleta, transporte e tratamento para as águas residuárias domésticas.

De acordo com a Águas do Amazonas, Manaus possui 440 mil residências e apenas 55 mil, ou 12,5%, estão interligadas a uma das 30 estações da rede de tratamento de esgotos. Portanto, 87,5% dos domicílios não contam com o serviço de esgotamento sanitário.

O planejamento e a construção de um sistema de esgotamento sanitário eficiente, numa cidade de pequeno, médio ou grande porte é um desafio para os administradores, porém, necessário e urgente. “São medidas que apontam para estatísticas de elevado impacto social, uma vez que, em curto espaço de tempo, se alcança índices extremamente favoráveis dentro da área da saúde pública e a conseqüente melhoria da qualidade de vida da população”, ensina Mário.

Dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 70% das internações hospitalares da rede pública estão relacionadas com doenças de veiculação hídrica que por sua vez estão diretamente ligadas à ausência de tratamento de esgotos domésticos. Estes mesmos estudos mostram que cada real investido em saneamento proporciona a economia de cinco na área da saúde.

Para ilustrar sua proposta, Mário Frota lembra que Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus) já possui sistema de esgotamento sanitário interligando todas as residências da sede do município, beneficiado por um convênio celebrado com o Ministério da Saúde (MS), em 2001, no valor de R$ 1,3 milhão. A cidade é conhecida internacionalmente por suas cachoeiras, corredeiras e fontes de água mineral com alto teor de pureza e o sistema de tratamento de águas residuais tem, também, a finalidade de preservar o igarapé do Parque do Urubuí, a principal atração turística que corta a cidade.

Gabinete do vereador Mário Frota

Assessoria de Comunicação

Por: Roberto Pacheco (MTb 426)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria