domingo, 25 de julho de 2010

PORTO NA SIDERAMA DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA


A Câmara Municipal de Manaus (CMM) estará promovendo, na próxima quarta-feira, dia 28, às 09:00h, audiência pública para discutir a construção de um porto alternativo para embarque e desembarque de passageiros nas dependências onde antes estava instalada a Companhia Siderúrgica do Amazonas (Siderama). A proposta foi apresentada pelo vereador Mário Frota (PDT-AM), no ano passado, como alternativa para substituir o complexo portuário da orla do centro da cidade e reduzir o fluxo de caminhões e carretas na área da Feira da Manaus Moderna.

O terreno onde funcionou a Siderama está localizado próximo ao Porto da Ceasa, numa área de 300 mil metros quadrados e possui vários galpões abandonados. Há 13 anos a área foi passada à SUFRAMA que instalaria no local o Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus (Eizof), criado em 1992 e que funcionou de maneira provisória de 1993 até início 2000, no Porto de Manaus. Após esses anos, apesar de a Suframa ter um projeto pronto, não conseguiu viabilizar recursos junto ao Governo Federal para instalação desse porto.

De acordo com Mário Frota, ele ficou surpreso quando leu nos jornais que o governador Omar Aziz vai construir um porto para navios de grande cabotagem na área da Siderama. “Interessante, é que, antes disso, sobre o assunto, vinha me pronunciando da tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), além de dar entrevistas afirmando que aquela área é o ideal para a construção de um porto de embarque e desembarque para o transporte regional de passageiros”, lembra o parlamentar.

O vereador lembra ainda que existem três grandes portos para cabotagem em Manaus, além da possibilidade de surgir mais o Porto das Lages, nas proximidades do encontro das águas. “Por que, então o Estado quer construir mais um porto para cargas de navios em Manaus? Ora, já temos portos demais, o que está faltando é navio”, questiona.


Gabinete do Vereador Mário Frota

Assessoria de Comunicação

Por: Roberto Pacheco (MTb 426)

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