quinta-feira, 22 de julho de 2010

ESTATAL DE ÔNIBUS TEM CHEIRO DE PICARETAGEM


ESSA HISTÓRIA DO AMAZONINO DE CRIAR UMA EMPRESA ESTATAL PARA TRANSPORTAR O POVO DE MANAUS QUE USA ÔNIBUS TEM CHEIRO DE CORRUPÇÃO. ALTA PICARETAGEM. Da tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Mário Frota (PDT), atacou duramente a proposta do prefeito Amazonino Mendes, publicada nos jornais locais, de que vai criar uma empresa estatal para o transporte público de passageiros, com objetivo de regular o sistema.

Frota, com uma boa dose de ironia, afirmou que Amazonino, que na época de estudante gostava de dizer que era comunista, agora parece ter incorporado o espírito do Stalin. “Parece que o homenzinho não está bem da cabeça”, brincou.

Mário Frota lembrou ainda que o mundo inteiro está fugindo do estatismo, haja vista que a grande maioria dos países vem privatizando suas estatais e assumindo a terceirização na área dos serviços. O Brasil vem dando passos largos nesse sentido. Se tal fato acontecer, o prefeito Amazonino Mendes estará, de forma infeliz, navegando contra a história.

O que não dá para entender, lembrou o parlamentar, é que esse mesmo Amazonino, quando governador, vendeu o Banco do Estado do Amazonas (BEA) e a companhia de Abastecimento de Águas do Amazonas (COSAMA), sob pretexto de que as duas estatais encontravam-se falidas e davam prejuízos, em razão do estado ser um mau gestor. O BEA terminou incorporado pelo Bradesco, e o seu quadro de bons funcionários foi para o olho da rua, enquanto a COSAMA, até hoje, ainda tem gente querendo saber o que foi feito dos 180 milhões de reais que o Amazonas recebeu pela venda.

Outro exemplo citado por Mário Frota envolveu uma empresa de transporte coletivo: a TRANSPORTAMAZON, criada no passado do governo de Plínio Coelho, que terminou seus dias falida pela corrupção, como cabide de emprego de parentes de políticos e cabos eleitorais.

O que vai acontecer, com a empresa que o Amazonino quer criar, é a mesma coisa. O dinheiro do contribuinte vai terminar jogado no ralo da corrupção, a exemplo do que aconteceu com a TRANSPORTAMAZON, de triste memória, lembra o vereador. Vai ser um mar de roubalheira, com ônibus encarroçados, ou apenas desamassados e pintados, chegando a Manaus como novos, de forma bem parecida como o que fazem os proprietários dos que circulam hoje por Manaus.

“Sou contra essa roubalheira anunciada”, disse Mário Frota, acrescentando “que os ônibus em cidades como Belém, Fortaleza, São Luiz e outras capitais do País a passagem é bem barata, e os veículos são na sua maioria novos, enquanto, aqui, é essa bagaceira, quase todos caindo aos pedaços”

Para o parlamentar, o que deve ser feito é o que os prefeitos fazem nas demais capitais: agir com energia e exigir dos proprietários das empresas ônibus novos e suficientes para atender o povo. “A solução não é essa história enrolada, que tem cheiro de picaretagem no ar, mas fazer o povo de Manaus ser respeitado pelos donos de ônibus que enriquecem, enquanto as pessoas sofrem diariamente o risco de serem queimadas vivas, ou varar o piso enferrujado de um ônibus qualquer, a exemplo do que ocorreu na semana passada quando um passageiro quase foi engolido pelo piso de um ônibus velho”, concluiu Mário.

Gabinete do vereador Mário Frota

Assessoria de Comunicação

Por: Paulo Onofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria