terça-feira, 12 de abril de 2016

PROPOSTA DO VEREADOR MÁRIO FROTA: CÂMARA REALIZA TRIBUNA POPULAR COM DIRETORIA DO IPEM-INMETRO



Márcio Brito: A Metrologia Legal e Qualidade Industrial são as principais atividades oferecidas pelo órgão que envolve os serviços de proteção aos direitos do consumidor


Mário Frota: “Daqui quero agradecer a presença do meu amigo Márcio Brito, e expressar toda minha satisfação em poder contribuir, de certa forma, para melhorar a qualidade de vida da nossa população”.
Proposta de autoria do vereador Mário Frota, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou nesta terça-feira (12), uma Tribuna Popular com o presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM), Márcio André Oliveira Brito, que falou sobre as atividades do órgão que dirige e das questões de segurança na utilização de produtos e certificações sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O vereador Mário Frota não compareceu ao evento por se encontrar realizando exames médicos no mesmo horário da Tribuna Popular, mas, pelo telefone, tranquilizou seus familiares e amigos dizendo que está com a saúde perfeita. “São exames de rotina que realizo todos os anos por questões de precaução, mas daqui quero agradecer a presença do meu amigo Márcio Brito, e expressar toda minha satisfação em poder contribuir, de certa forma, para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, enfatizou.   
De acordo com Brito, o IPEM-AM é um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEPLAN-CTI). A Metrologia Legal e Qualidade Industrial são as principais atividades oferecidas pelo órgão que envolve os serviços de proteção aos direitos do consumidor e podem ser traduzidas em fiscalização de instrumentos de pesar e medir utilizados para fins comerciais, industriais, processos e serviços como balanças, bombas de combustíveis, taxímetros, e produtos da cesta básica, denominados produtos pré-medidos – são aqueles embalados na ausência do consumidor como (arroz, farinha, feijão, açúcar entre outros).
Com o desenvolvimento do projeto Unidade Móvel, o Ipem-AM tornou eficaz os exames periciais, além de servir como referência à Rede Brasileira de Metrologia Legal e organismos internacionais, evidenciada no padrão a ser adotada em Moçambique na África. Na Qualidade Industrial, o órgão realiza a verificação da conformidade em todos os produtos regulamentados, tais como: preservativos, extintores de incêndio, produtos têxteis, materiais elétricos de baixa tensão, brinquedos e veículos que transportam produtos perigosos.
Atualmente o Ipem executa o sistema de classificação de meios de hospedagem, visando à qualidade dos serviços oferecidos pela rede hoteleira para proporcionar melhorias durante a copa de 2014. Na área da saúde, o órgão verifica os esfigmomanômetros – conhecidos como medidores de pressão arterial e balanças médicas. O Ipem-AM realiza ainda os serviços de Arqueação em tanques cilíndricos, esféricos e de embarcações.
Na ocasião, o vereador Wilker Barreto, presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que comandou a tribuna, falou da responsabilidade do Ipem, que hoje atua nos 62 municípios do Amazonas no trabalho de fiscalização de produtos. “A Câmara se sente na obrigação de firmar parceria com o Ipem e, juntos, vamos trabalhar para beneficiar a população da nossa cidade”, salientou Wilker.
Além de Wilker Barreto, discursaram os vereadores Socorro Sampaio (PP), Sildomar Abtibol (PROS), Luís Mitoso (PSD), Everaldo Farias (PV), Arlindo Júnior (PROS), Álvaro Campelo (PP), David Reis (PV) e o líder do Governo Municipal, Elias Emanuel (PSDB).
Para o vereador Elias Emanuel, hoje o Ipem Amazonas tem nova ‘performance’ e amadureceu suas ações na defesa do consumidor. “Temos acompanhado campanhas que mostram os testes com diversos produtos, da bomba de gasolina a balanças. Percebe-se o quanto é importante. Queria destacar o governador do Estado que deu o reconhecimento devido ao Ipem em prol do trabalho em defesa dos direitos do consumidor”, garantiu.

Por: Roberto Pacheco (MTb 426)
(Com Ipem e DIRCOM/CMM)
Foto: Robervaldo Rocha - DIRCOM/CMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria