sábado, 28 de fevereiro de 2015

LULA INCITA MILITANTES DO PT A ENFRENTAR OPOSITORES QUE EXIGEM O IMPEACHMENT DE DILMA



Por: Vereador Mário Frota*
Frente aos escândalos que envolvem o BNDS, os da Petrobras podem parecer uma historinha de pouca importância. Bem, imagino a preocupação do ‘Barba’, codinome que Lula recebeu na época da ditadura, do tempo em que incitava os operários do ABC paulista à greve e, depois, dedurava os colegas ao então dirigente do temido Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), o poderoso Romeu Tuma.
Lula, um picareta que conseguiu enganar o povo e chegar por duas vezes à presidência da República vem, agora e, de forma irresponsável, fascista, incita os seus correligionários a enfrentar, no pau, os opositores do seu partido que, com justa razão e de forma democrática,  exigem o impeachment de Dilma.
Do alto do seu desespero convoca os integrantes do MST, a quem chama de meu exército, a ir à guerra contra a direita, por ele denominada de burguesia reacionária. Com tal comportamento Lula prega abertamente a guerra civil e manda a democracia às favas.
O seu comportamento não se diferencia em nada do que Chaves fez na Venezuela, agora controlada por um tal de Maduro que, para permanecer no poder usa  milícias treinadas e integradas por cubanos, que massacram professores e estudantes e prendem ilegalmente os líderes que ousam fazer oposição ao governo de inspiração comunista que hoje controla aquele país.
A frustração de Lula, Dilma e do resto da ptralhada é que, aqui, o buraco é mais embaixo. Um País que tem uma imprensa séria (pelo menos uma parte dela entendemos que é) e uma força armada democrática e coesa na defesa da Constituição, não dá para fazer o que Hugo Chaves fez na Venezuela. Em outras palavras: no Brasil atual o golpe de estado está fora de cogitação.
Os escândalos envolvendo os petista, via imprensa, estão vindo ao conhecimento da sociedade diariamente. Primeiro foi o mensalão, depois o petrolão. E quando abrirem a caixa preta do BNDS, da Caixa Econômica, do Bando do Brasil e da Eletrobrás, entre outros? O BNDS por orientação e mando de Lula e Dilma financiou empresas de amigos e ditaduras espalhadas pelo mundo afora. Mais de dois mil empréstimos foram feitos, envolvendo bilhões de reais.  Tudo sem o conhecimento do Congresso Nacional e, por conseguinte, do povo brasileiro que é o legítimo proprietário dos recursos bilionários administrados por esse banco.
O que dizem é que frente aos escândalos que envolvem o BNDS, os da Petrobras podem parecer uma historinha de pouca importância. Bem, imagino a preocupação do ‘Barba’, codinome que Lula recebeu na época da ditadura, do tempo em que incitava os operários  do ABC paulista  à greve e, depois, dedurava  os colegas ao então dirigente do temido Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), o poderoso Romeu Tuma. Quem quiser conhecer bem essa história, basta que leia o livro recentemente publicado por Romeu Tuma Junior, intitulado Assassinato de Reputações – Um Crime de Estado. Lula, apavorado com as provas que Tuma Junior com certeza dispõe, não rebateu as acusações contra ele assacadas, como proibiu aos seus colegas do PT qualquer pronunciamento sobre a história de que, em plena ditadura militar, foi alcaguete, X 9 e dedo duro dos generais que administravam com mão de ferro o nosso Brasil.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.





segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO REAGE E CHAMA DILMA DE LADRA



 Por: Vereador Mário Frota*

Dilma, desesperada, sem argumentos para explicar ao povo brasileiro o triste espetáculo da roubalheira que atingiu a Petrobras, vem de público e tenta inverter os fatos e escamotear a verdade... A reação de FHC foi rápida e fechou-lhe a boca quando saiu-se com essa: “isso lembra uma velha anedota em que um punguista mete a mão no bolso da vítima, rouba e sai gritando ‘pega o ladrão’.”
A bofetada ainda deve estar doendo. Bem feito!
O PT perdeu noções do que se entende por ética e moral, transformando-se, nesses últimos 12 anos, num partido de ladrões que, sem nenhum pudor, o mínimo que seja, assaltou os cofres deste País, destruindo entre outros a Petrobras, a nossa maior empresa, considerada a pedra mais cara e preciosa da coroa da rainha.
Lula e Dilma estão no epicentro de escândalos jamais vistos na história deste País, a exemplo do mensalão e do petrolão.  Sem qualquer pudor escamoteiam a verdade dos fatos, tentando inverter os papéis quando, de forma cínica sofismam tentando passar aos incautos, aos idiotas políticos, ou melhor, aos mesmos que neles votaram nessa última eleição, ideia de que a corrupção da Petrobras teve início há 15 anos, na administração Fernando Henrique Cardoso.
O que se sabe, até porque todos lemos nos jornais, é que o ex-diretor da Petrobras Pedro Barusco, em depoimento à Justiça Federal, afirmou ter recebido propina de uma empresa em 2004, mas disse  que se tratou de fato isolado. Também disse que a corrupção envolvendo a Petrobras, de forma sistemática, só teve início a partir da administração de Lula.
De forma inesperada, sem qualquer sentido, no mais explícito cinismo, logo veio Dilma e, sem tremer o rosto, disparou: “tivesse no passado o governo investigado esse crime, com certeza que a Petrobras não estaria envolvida nesse mar de corrupção”. Quanto absurdo! Quanta desfaçatez!
Tal fato levou Fernando Henrique Cardoso, conhecido como uma pessoa gentil, extremamente educada e culta a reagir e a chamar Dilma de ladra, quando saiu-se com essa: “isso lembra uma velha anedota em que um punguista mete a mão no bolso da vítima, rouba e sai gritando ‘pega o ladrão’.”
É a velha história de que quem diz o que quer, ouve o que não quer. Dilma, desesperada, sem argumentos para explicar ao povo brasileiro o triste espetáculo da roubalheira que na administração petista atingiu a Petrobras, considerado pela imprensa internacional como o maior escândalo que já atingiu uma empresa no mundo, vem de público e tenta inverter os fatos e escamotear a verdade. A reação de FHC foi rápida e fechou-lhe a boca. A bofetada ainda deve estar doendo. Bem feito.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

MÁRIO FROTA APRESENTA PROJETO PARA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE MANAUS



 Mário Frota quer Universidade Municipal formando profissionais para o mercado de trabalho

Por: Roberto Pacheco (MTb 426)
O vereador defende a necessidade de a Prefeitura de Manaus, por força de Lei Municipal, implantar a pedra fundamental da Universidade Municipal de Manaus (Uma), com a finalidade de fornecer profissionais para o mercado de trabalho.

       O vereador Mário Frota, líder do PSDB na Câmara Municipal de Manaus (CMM), apresentou projeto, em forma de indicação, ao prefeito de Manaus, Arthur Neto, para criação da Universidade Municipal de Manaus (Uma), com a finalidade de formar profissionais especializados nos mais diversos campos da atividade social e econômica do Estado.
De acordo com o parlamentar, Manaus é a principal metrópole da Região Norte, com dois milhões de habitantes e, por meio do seu Polo Industrial, que emprega cerca de 100 mil trabalhadores, é detentora do principal polo de duas rodas e eletroeletrônico da América Latina, utilizando tecnologia de ponta desenvolvida por trabalhadores especializados com formação acadêmica adquirida - na sua grande maioria - em outros estados da Federação.
       As vagas oferecidas nas Universidades Federal, Estadual e particulares, estabelecidas no Estado do Amazonas, ainda são insuficientes para atender a demando da mão de obra altamente qualificada para o Distrito Industrial, dentre outros setores, o que requer tempo para alcançar esse objetivo. Assim, o vereador defende a necessidade de a Prefeitura de Manaus, por força de Lei Municipal, implantar a pedra fundamental da Universidade Municipal de Manaus (Uma), com a finalidade de fornecer profissionais para o mercado de trabalho.
Como parâmetro para a criação da Uma, Mário Frota destaca a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), localizada na cidade do mesmo nome, que possui as Faculdades de Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências Humanas e Sociais; e Graduação Tecnológica, que funciona desde 1968. “Hoje, São Caetano do Sul, localizada na região metropolitana da Grande São Paulo, possui o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, apesar de possuir apenas 15 km² e 150 mil habitantes, diferentemente de Manaus, que possui 11.401,092 km² e dois milhões de habitantes”, explica Mário Frota.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

IMPEACHMENT JÁ!



Dilma continua merecedora da confiança do povo brasileiro ou deve ser afastada do comando da República?
Por: Vereador Mário Frota*
O escândalo da Petrobras foi considerado como a maior onda de corrupção que o mundo já presenciou envolvendo uma empresa pública... Como milhões de brasileiros também defendo, para o bem do Brasil, o imediato afastamento, por impeachment, da presidente Dilma.
Noto as pessoas atônitas com a grave situação porque passa o País. A inflação em alta, aumento de impostos, cortes nos direitos adquiridos dos trabalhadores, empresas dispensando seus funcionários, os produtos derivados do petróleo em constante elevação, todos pagando mais caro pelo consumo de água e energia e, para completar explode, como uma bomba de um milhão de megatons, o escândalo da Petrobras, considerado por jornais de outros países como a maior onda de corrupção que o mundo já presenciou envolvendo uma empresa pública. 
Polícia Federal, Ministério Público e o poder Judiciário, na pessoa do juiz federal do Paraná, Sérgio Moro, vêm, de forma incansável e irreprimível, abrindo a caixa preta da Petrobras, colocando a nu os governantes petistas e seus aliados, responsáveis pelo desvio de bilhões de reais. Somente um dos muitos diretores da Petrobrás declarou à Justiça que tem contas em alguns paraísos fiscais num montante de 95 milhões de dólares. Pelo que dizem, esse diretor não ocupa função das mais importantes na estatal. Tudo bem. E quantos aos mais importantes, os poderosos que, diretamente apoiados por Lula, depois por Dilma, armaram os grandes negócios da empresa, a exemplo da criminosa compra da refinaria de Passadena, no Texas, avaliada em US$ 43 milhões e, em seguida, comprada pela Petrobras pela soma astronômica de US$ 1,2 bilhão, com a autorização de Dilma, na época Ministra e presidente do Conselho de administração da estatal?
Graças aos órgãos acima citados, o povo brasileiro tomou consciência da podridão explícita, do mar de lama que, a cada nova prisão está vindo à tona. A cada novo depoimento os criminosos envolvidos, sejam eles funcionários da Petrobrás ou pela boca dos diretores das poderosas construtoras que se encontram presos, toma-se conhecimento de mais e mais crimes envolvendo a dilapidação do patrimônio da Petrobras. Ninguém, do governo, pode alegar inocência, ou seja, se defender alegando que de nada sabia e que não viu nada, a exemplo do que fez Lula no passado quando, no explícito cinismo, tentou convencer o nosso povo de que nada sabia sobre a roubalheira instalada nos porões do Palácio do Planalto, no escândalo do mensalão que, comparado ao do petrolão, não passa de uma gota d´água, de algumas merrecas, frente à soma astronômica que envolve a ação criminosa que levou a maior empresa deste País à falência, com as suas ações desvalorizadas em 80%.
A pergunta que ora faço é se Dilma continua merecedora da confiança do povo brasileiro ou se deve, mediante um processo de Impeachment, ser de imediata afastada do comando da República? O crime que encontraram para afastar Fernando Collor da Presidência da República tinha a ver com um carro Elba, da Fiat, um cisco comparado às denúncias de corrupção que ora envolvem o atual governo petista, que nada a braçadas num pântano de águas pútridas. Como milhões de brasileiros também defendo, para o bem do Brasil, o imediato afastamento, por impeachment, da presidente Dilma. Essa bendita ação não pode demorar. O País derrapa para um abismo profundo. Sem credibilidade nenhuma junto aos investidores internos e externos, inexoravelmente caminhamos para o caos.  Portanto, a saída que vejo é: impeachment já!

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

JOSÉ MELO QUER AMAZONAS EXPORTANDO ÁGUA PARA O NORDESTE





Governador José Melo sugere exportar água do rio Amazonas para o nordeste


Por: Vereador Mário Frota*

Se tal fato pode ser transformado em dividendos, o Pará, em razão da proximidade do Sudeste ou do Nordeste do País tem, pela sua proximidade dessas regiões, somado a isso a ligação já existente por rodovias federais, obviamente que já teria tomado a dianteira... O que entendo é que as várzeas dos nossos rios tem capacidade para produzir alimentos para abastecer o mercado local e até mesmo para outras nações.


É do meu entendimento que toda ideia, a exemplo da que ora foi exposta pelo governador José Melo, da possibilidade do Amazonas exportar água por meio de uma gigantesca tubulação para os estados que têm necessidade desse precioso líquido, merece ser discutida em termos elevados e respeitosos como estabelece a regra democrática.
Ao longo do tempo que tenho de política venho defendendo, pela tribuna ou através de órgãos da imprensa, a necessidade de encontrarmos modelos alternativos para a economia do nosso Estado, hoje, depois de 47 anos, basicamente ainda atrelada ao modelo da Zona Franca de Manaus (ZFM), presente que nos foi dado em 1967 pelo então general-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco.
Não é que discorde da proposta do governador José Melo sobre ganharmos dinheiro exportando a nossa água, riqueza que temos em exuberância, para outros Estados da Federação. O que acho é que, se tal fato pode ser transformado em dividendos, o Pará, em razão da proximidade do Sudeste ou do Nordeste do País tem, pela sua proximidade dessas regiões, somado a isso a ligação já existente por rodovias federais, obviamente que já teria tomado a dianteira. Não podemos esquecer que o nosso vizinho é banhado por grandes afluentes, a exemplo do Tapajós, Trombetas e outros, sem falar que o grande Amazonas atravessa o seu território e desagua no Atlântico, logo depois de Belém.
Acredito que, nesse momento de crise nacional, provocado principalmente pela corrupção que agride o País, nesses 12 anos de administração petista, é importante que coloquemos as barbas de molho e busquemos alternativas para a economia do nosso Amazonas. Além do desenvolvimento do turismo, setor ainda com pouca visibilidade, apesar do seu grande potencial, levando-se em conta que a Amazônia é uma região sem similar no planeta, há a possibilidade da exploração comercial das várzeas da região, em especial da dos rios de água branca, mais ricas em sedimentação, a exemplo do Solimões, Madeira, Juruá Purus, entre muitos.
Para se ter uma ideia do potencial das nossas várzeas, basta olhar o que produz hoje o Rio Nilo, responsável pela sobrevivência de mais de 200 milhões de árabes. A diferença entre as várzeas do Nilo e as do Amazonas e seus afluentes, é que as daqui, em extensão, são centenas ou milhares de vezes maiores. Infelizmente, até hoje, os nossos governantes, seja na esfera municipal, estadual ou federal, ainda não demonstraram qualquer preocupação com o desenvolvimento econômico das áreas de várzeas. Será que não é hora dos administradores dessas três esferas pensar em fazer o que, há alguns milênios, os egípcios vêm fazendo nas várzeas do Nilo, o seu maior patrimônio?
O que entendo é que as várzeas dos nossos rios tem capacidade para produzir alimentos para abastecer o mercado local, exportar os excedentes para o resto do País e, quem sabe, até mesmo para outras nações.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.