sexta-feira, 7 de junho de 2013

CCJR DÁ PARECER FAVORÁVEL A TODOS DOS DEZ PROJETOS DE LEI EM PAUTA, ENTRE ELES, DOIS DO EXECUTIVO


Vereador Mário Frota, presidente da CCJ
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Manaus (CCJR/CMM) deu parecer favorável a todos os dez Projetos de Lei apreciados durante Reunião Extraordinária desta quarta-feira (5). A CCJR aprovou todos os pareceres favoráveis dos relatores aos PLs e eles agora seguem para análise dos vereadores em Plenário.
Entre os Projetos analisados entraram na pauta dois do Executivo Municipal, um que institui o Programa Municipal de Desenvolvimento da Aquicultura Familiar e outro que altera a Lei que dispõe sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
Além desses e de outros sete Projetos de Lei dos vereadores da CMM, foi debatido também o Veto Total n°018/2013, ao Projeto de Lei n°242/2010, do vereador Mitoso (PSD), que dispõe sobre a concessão de benefícios tributários relativos ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e ISSQN aos que apresentarem projetos de edificação de edifícios-garagem no município de Manaus. O Veto Total ao Projeto foi mantido, mesmo com o voto contrário do vereador Gilmar Nascimento (PDT), e será arquivado.

ISSQN

O Projeto de Lei n°193/2013, de autoria do Executivo Municipal, altera a Lei nº 714, de 30 de Outubro de 2003 e dispõe sobre o ISSQN. Ele regulamenta a cobrança do imposto e a instituição do regime de tributação fixa anual para as sociedades uniprofissionais. De acordo com o artigo 8º da Lei, enquadram-se nesse caso profissionais autônomos e sociedades uniprofissionais (formadas por pessoas físicas, com a mesma formação acadêmica, que prestem serviços de forma pessoal, em nome da sociedade).

Aquicultura

O PL n°193/2013 do Executivo, que também recebeu parecer favorável à tramitação, tem o objetivo de promover as ações de apoio e incentivo à atividade de aquicultura na fase de implantação, construção, adequação e recuperação de tanques de psicultura, visando o aumento da produção e da renda das famílias rurais.
Se aprovado em Plenário, o Programa Municipal de Desenvolvimento de Aquicultura Familiar será coordenado pela Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab). O projeto atende determinação do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).  
O Projeto de Lei cria ainda o Comitê Gestor Municipal destinado a avaliar os projetos apresentados pelos aquicultores interessados em aderir ao programa. O Comitê será formado por servidores da Sempab e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Demais Projetos

Outros sete Projetos de Lei, que receberam pareceres favoráveis dos relatores e dos membros da CCJR, pretendem instituir o Dia Municipal de Conscientização do Autismo, no dia 2 de abril em âmbito municipal, como o PL n°109/2013, da vereadora Therezinha Ruiz (DEM) ou exigir a higienização das cadeirinhas de bebês em carrinhos de supermercado, como o Projeto de Lei n°133/2013, do vereador Francisco da Jornada (PDT).
O presidente da 2ª Comissão, Mário Frota (PSDB), também teve o PL n°139/2013, de sua autoria, aprovado. O vereador pretende tornar de utilidade pública, a Cooperativa dos Produtores Rurais dos Assentamentos do Amazonas (COOPERAM). Já o PL n°081/2013, do vereador Massami Miki (PSL), obriga as academias de ginástica, musculação e artes a disporem de profissionais treinados em suporte básico de vida.  
Com a intenção de evitar que a população jogue lixo nas ruas, o vereador Walfran Torres (PTC), apresentou o PL n°136/2013, que fixa a cobrança de multa para o descarte irregular de resíduos sólidos ou lixo nas vias públicas da área Central de Manaus, da Ponta Negra, nas principais praças do Centro Histórico, Praça dos Bilhares, Cidade da Criança, ao longo do Igarapé do Franco. A multa para quem jogar lixo nesses locais varia de um a oito Unidades Fiscais do Município (uma UFM corresponde a R$ 74,59). O Projeto recebeu parecer favorável como os demais.
Também tramitam com parecer favorável na CMM, o Projeto de Lei n°142/2013, do vereador Sildomar Abtibol (PRP), que dispõe sobre a inclusão da nota do IDEB no boletim escolar impresso ou virtual fornecidos pelos estabelecimentos de Ensino de Educação Básica em Manaus e o PL n°126/2013, da vereadora Socorro Sampaio (PP), que exige a instalação de banheiros químicos móveis nas feiras-livres, de artes e artesanatos localizados em Manaus, para uso dos feirantes e frequentadores. De acordo com o Projeto de Lei, o banheiro químico será instalado no horário de início da feira e retirado logo após o seu término.
Participaram da reunião desta quarta, os vereadores Mário Frota (PSDB), Dr. Alonso Oliveira (PTC), Marcelo Serafim (PSB) e Gilmar Nascimento (PDT).

Acompanhe a CMM nas redes sociais

Fonte: Dircom/CMM
Fotografia: Dircom/CMM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria