segunda-feira, 12 de novembro de 2012

LEONEL FEITOZA NÃO TEM MORAL PARA COBRAR O PROJETO QUE EXTINGUE O AUXÍLIO PALETÓ




De forma irresponsável, Feitoza, aos gritos, passou a me acusar de segurar o projeto. Como vice-presidente da CCJ, há mais de seis meses ele não aparece nas suas reuniões.
Texto: Vereador Mário Frota*
É meu dever, por meio deste blog, dar satisfação à opinião pública sobre a tramitação do projeto de minha autoria, que tem por objeto extinguir o 14º salário dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), também conhecido por auxílio paletó. O projeto foi por mim apresentado no início de maio, mas, por pressão de um grupo de vereadores, o presidente da Casa, Isaac Tayah, o engavetou, sob o argumento de que a minha iniciativa era de natureza politiqueira.
Inconformado com tal atitude ditatorial, fui à Justiça por entender que o meu direito de legislar em nome do povo de Manaus foi violentado, ou melhor, estuprado, por quem  tinha, na condição de presidente do Poder, o dever legal e moral  de  defender um direito sagrado, que é o de todo parlamentar legislar, e não impedi-lo como o fez.
Finalmente, agora, há uma semana e meia, Tayah resolveu desengavetar o projeto e colocá-lo em tramitação. Em obediência ao Regimento Interno, todo projeto deve percorrer as Comissões Técnicas do Poder, a começar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da qual eu sou o seu presidente, que examina a legalidade e constitucionalidade do mesmo. Só depois de tramitar pelas comissões, geralmente entre duas a três, é que o projeto vai ao plenário para votação final.
De forma irresponsável, o vereador Leonel Feitoza, do PSD, que antes fez parte do grupo contrário ao meu projeto, aos gritos, passou a me acusar de segurar o projeto, afirmando que antes da eleição eu queria aprová-lo e, agora, nada mais falo sobre o assunto. Acontece que o projeto só chegou a CCJR no último dia 30. Em razão dos feriados, só pode ser distribuído para um relator na reunião da próxima terça-feira.
Quem estabelece o trâmite de qualquer projeto é o Regimento Interno, que é uma Lei. Depois de a Comissão examinar e aprovar o parecer do relator, volta ele para a Mesa da Casa, que determinará, também com base no Regimento, as comissões que ainda deverão examiná-lo e, no momento seguinte, retornar à Mesa para votação final.
Esse é o procedimento legal para a aprovação, ou não, de um projeto de lei pelo plenário da Câmara de Vereadores. Sobre se e o projeto de extinção do auxílio paletó será aprovado, não sei. O que sei é que cumpri minha promessa com a sociedade de apresentar o projeto de lei extinguindo o 14º salário, também conhecido por auxílio paletó, um privilégio que o povo brasileiro não aceita, e que hoje está em vias de extinção no Congresso Nacional e em vários parlamentos Brasil afora.
 que o vereador Leonel Feitoza não tem moral para cobrar, agora, o projeto de lei que extingue o auxílio paletó, por duas razões: primeiro porque, desde o início, colocou-se contra o projeto, fazendo parte do grupo que forçou o presidente Issac Tayah a engavetá-lo; segundo, porque, como vice-presidente da CCJ, há mais de seis meses não aparece nas suas reuniões, realizadas às terças pela manhã, antes da sessão regimental da Casa.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria