sábado, 11 de agosto de 2012

BRASIL TEM DESEMPENHO ABAIXO DO CAZAQUISTÃO NAS OLIMPÍADAS



O Brasil ganhou a sua primeira medalha de ouro nos Jogos de Londres com a judoca Sarah Menezes. Foto: www.anjobol.com.br
.Texto: Vereador Mário Frota*
Perder para a Alemanha, os Estados Unidos ou para o Reino Unido, pode até parecer normal. Agora, perder para o Quênia, para a Jamaica e o Cazaquistão, aí já demais, É como no dizer do jargão que consagrou o Bóris Casói: “isso é uma vergonha!”
Li o artigo do Félix Valois de hoje e dou-lhe toda a razão quanto às críticas que faz aos responsáveis pelos resultados pífios dos nossos atletas nas olimpíadas em Londres.  Quando, finalmente, o Brasil poderá ser considerado um país olímpico? Por que entra governo e sai governo e os resultados são os mesmos, ou seja, frustrantes.
Que tipo de desculpa podem os nossos governantes justificar os fracassos sucessivos das nossas equipes nesses jogos? É possível que digam que, nessas disputas, só vencem os países desenvolvidos, ricos, como muito dinheiro para gastar na formação de atletas. Mas será que é isso? Por que então a China, um país emergente como o Brasil, está disputando em pé de igualdade com os Estados Unidos da América, o país mais rico e poderoso do planeta?
Desculpa mais esfarrapada essa de que ganhar nas olimpíadas é coisa para país rico. Vários países incomparavelmente mais pobres do que o Brasil estão muito na nossa frente em número de medalhas, a exemplo de Cuba, Jamaica e o Cazaquistão. Por que o desinteresse das nossas autoridades na formação de atletas para competir em jogos olímpicos?
Alguém já disse que o Brasil é o país do futebol. E é verdade. Mas precisamos também investir em outras modalidades esportivas para que, no futuro, não soframos o constrangimento que vivemos agora. O Brasil desabou para o 28º lugar, abaixo do Quênia, uma republiqueta africana. Que é isso? Até parece uma alucinação. Como um País, como o Brasil, pode perder para países que têm tudo para não ganhar medalhas em olimpíadas? Ora, perder para a Alemanha, os Estados Unidos ou para o Reino Unido, países com tradição de grandes vitórias nesse tipo de disputa, pode até parecer normal. Tudo bem.  Agora, perder para o Quênia, para a Jamaica e o Cazaquistão, aí já demais, É como no dizer do jargão que consagrou o Bóris Casói: “isso é uma vergonha!”    

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.
 

Um comentário:

  1. Não é culpa só dos governantes, nossos atletas também são culpados, eles costumam "amarelar" e ainda vão com aquela mentalidade de que "o importante é competir", legal, mas só competir não traz vitórias. Me parece que os outros Países se importamm em dar o seu melhor e jogar pra ganhar, quem apenas compete não passa de coadjuvante. Se o Brasil não fosse aos jogos olímpicos sua ausência seria notada, mas não faria diferença nenhuma no quadro de medalhas, afinal até aqui temos sido apenas coadjuvantes.

    ResponderExcluir

Fale conosco ou comente esta matéria