Fotografias fazem um diagnóstico da Santa Casa com instalações comprometidas, equipamentos obsoletos e prédio prestes a desabar.
Preocupado com o destino do prédio histórico da Santa Casa de Misericórdia de Manaus que está cheio de goteiras e prestes a desabar por falta de manutenção, o vereador Mário Frota, líder do PSDB na Câmara de Vereadores, está preparando mais um grande mutirão de limpeza, capinação e poda das árvores com o objetivo de chamar a atenção das autoridades para a necessidade de reabrir esse hospital que está com suas atividades paralisadas há mais de 7 anos em função de uma dívida de R$ 25 milhões com fornecedores, serviços e encargos trabalhistas. Seus equipamentos já estão obsoletos e suas instalações necessitam urgentemente de reforma.
Ao longo desses três últimos anos o parlamentar vinha realizando várias atividades com o propósito de reabrir a Santa Casa por ser único hospital conveniado com o Governo Federal, localizado no centro de Manaus, com capacidade para atender pacientes dos bairros adjacentes e do interior do Amazonas. Durante esse período foram colhidas 90 mil assinaturas, por meio de abaixo assinado, junto à população, pedindo a reabertura do hospital. Com o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) foi realizado um mutirão de limpeza nas dependências da maternidade, com a participação de mais de 80 voluntários, quando foram recolhidos oito caminhões carregados de lixo e entulho. Nessa época foram realizados dois seminários, no Taj Mahal Hotel e no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM), quando vieram quatro diretores das Santas Casas de Belém, Fortaleza, Santos e Porto Alegre para falar de suas experiências bem sucedidas nessas cidades.
Na última sexta-feira, (17/02), Mário Frota levou a imprensa e algumas autoridades do setor de saúde para percorrer as dependências da Santa Casa para avaliar as condições de suas instalações. De acordo com o vereador, nesses últimos meses ele deixou de concretizar algumas metas pré-estabelecidas com o compromisso de lutar pela Santa Casa porque a diretoria da Associação Comercial do Amazonas (Aca) se comprometeu com ele e garantiu à sociedade a reabertura dessa casa de saúde, conforme foi amplamente divulgado pela imprensa. “Com o passar dos meses a entidade desistiu da tarefa porque encontrou algumas dificuldades durante o processo de revitalização. Assim, volto, dessa vez com mais força e altivez - porque tenho conhecimento da causa – para brigar novamente pela reabertura da Santa Casa”, sentencia Frota.
Gabinete do vereador Mário Frota
Assessoria de Comunicação
Por: Roberto Pacheco (MTb 426)