segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CÂMARA MUNICIPAL TEM O DEVER DE FISCALIZAR SE OS ÔNIBUS SÃO NOVOS

Mário Frota: “Defendo que a CMM, que é o poder fiscalizador das ações do Poder Executivo, contrate um grupo de mecânicos da sua confiança, para examinar criteriosamente cada ônibus”.


Os jornais noticiam que o Amazonino entregou 380 ônibus novos à população. Serão mesmo novos? Por tudo que vi no passado, tenho lá minhas dúvidas. Já vi esse filme em preto e branco e em cores. Quem não está lembrado dos 500 ônibus que os proprietários dessas mesmas empresas colocaram nas ruas de Manaus na administração Serafim Correia, que eu fazia parte como seu vice? Em cada um deles podia-se ler na traseira do veículo: ‘Somos 500 ônibus novos. Sou mais um’.

Depois de tudo que vi posso dizer que sou como São Tomé, ou seja, tenho que tocar para ver se é verdade. O Serafim pagou o maior mico em acreditar nos donos de ônibus. Quando vi os primeiros 80 veículos perfilados na Constantino Nery, em frente ao Olímpico Clube, acreditei que todos eram novos, pois que brilhavam mais do que costa de pão doce. Só caí na real, e quase morro de raiva com a patifaria dos caras, quando o meu motorista, com muita experiência no setor, já de volta para casa, revelou-me que, por tudo que tinha visto, acreditava que os ônibus não eram novos, mas na sua maioria encarroçados, quando não, apenas desamassados e pintados.

Convencido de que me falava a verdade, como era um sábado, esperei falar com o Serafim na segunda-feira. Cedo entrei no seu gabinete e fui mandando brasa: “Serafim, fomos enganados. Você tem que mandar investigar, por técnicos e mecânicos, se esses ônibus são novos mesmo. Eles ganharam o aumento das passagens no compromisso de colocar ônibus novos nas ruas de Manaus e não esse lixo que nos foi mostrado”. O Serafim empalideceu: “Você está maluco, Mário, os ônibus são novos, todos”. Então retruquei com uma pergunta: “Que novos coisa nenhuma rapaz, já viste ônibus novo com pneu recauchutado? Tinha ali ônibus tão mal pintado, com mancha de tinta nas borrachas de vedação, uma porcaria. Dois ônibus articulados do antigo Expresso ainda podia-se ver as sombras, por debaixo da tinta, das cobras da União Cascavel.

A minha maior indignação é que os donos de ônibus ganharam aumento nas passagens, no compromisso do povo receber ônibus novos. O que ele ganhou foi um amontoado de ônibus velhos, fantasiados de novos, que logo começaram a quebrar nas ruas da cidade. Uma vergonha. Nessa história sou gato escaldado, daí defender que a CMM, que é o poder fiscalizador das ações do Poder Executivo, contrate um grupo de mecânicos da sua confiança, para examinar criteriosamente cada ônibus. Essa é a única fórmula de defender o povo de Manaus de mais uma fraude, a exemplo do que aconteceu em passado recente.

Por: vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM

Foto: sindtran.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria